segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mártires da fé católica na Inglaterra















          Hoje dia 04 de julho são comemorados oito mártires da fé católica na Inglaterra, que foram enforcados em York e Dorchester, no ano de 1597. São eles: Eduardo Fulthrop, Henrique Abbot, João Carey, João Cornelius, Guilherme Andleby, Patrício Salomão, Tomás Bosgrave e Tomás Warcop. Esses mártires foram beatificados pelo Papa Pio XI no ano de 1929.
         O Beato Guilherme Andleby nasceu em Etton, no condado de York de uma bem sucedida família. Aos 25 anos de idade ele partiu para tomar parte na guerra. Ele visitou o Colégio Douai para um encontro com o Cardeal Guilherme Allen; uma discussão o conduziu à sua conversão e eventualmente ele tornou-se padre católico. Depois de 20 anos, ele foi condenado à morte pelo exercício sacerdotal e executado com três leigos: João Abbot, Tomás Warcop e Eduardo Fulthrop.
         O Bem-aventurado João Carey era um leigo irlandês e foi empregado do beato Tomás Bosgrave e foi morto em ódio à fé juntamente com Tomás Bosgrave, João Cornelius e Patrício Salomão em Dochester, no condado de Oxford.