domingo, 31 de julho de 2011

Santo Olavo da Suécia, rei e mártir

         Olavo da Suécia (960-1022), também conhecido como Olavo, o Tesoureiro (do sueco Olof Skötkonung), foi rei da Suécia de aproximadamente 995 a 1022 e era filho de Érico, o Vitorioso. O que se sabe de Olavo provém das sagas islandesa de Snorri Sturluson, das crônicas de Adan de Bremen e da Lenda de Sigfrido. Foi um rei cristão que iniciou a evangelização em  seu país.

Pia de batismo - não confirmada - do rei Olavo, o Tesoureiro
 
Túmulo - não confirmado - do rei Olavo, o Tesoureiro
 
            Ao começo do seu reinado, Olavo se aliou com o rei da Dinamarca Svend Barba Bifurcada e a aliança levou os dois a derrotar o rei norueguês Olaf Tryggvason no ano 1000. Após a vitória, os dinamarqueses e suecos repartiram o território norueguês e Olavo recebeu Bohuslän e Sor-Trondelag, territórios que terminariam sendo perdidos em  conflitos bélicos posteriores.
           Na localidade de Sigtuna, Olof ordenou imprimir moedas com motivos cristãos. Alguns dizem que daí viria seu sobrenome Skötkonung, que significaria o rei tesoureiro. Skattkonnung poderia ser traduzido melhor como rei do tesouro, já que skatt significa imposto em sueco. Outros dizem que Skötkonung vem de uma pagamento de impostos ou tributos ao rei da Dinamarca. Outras teorias afirmam que seu sobrenome vem de uma variação dialetal de Götkonnung, que significa, rei dos Götar, povo que habitava Götland.
           Segundo a Lenda de Sigfrido, Olavo foi batizado en Husaby em 1008 por um missionário inglês chamado São Sigfrido. Olavo foi o rei que começou a cristianização da Suécia e durante o seu reinado estabeleceu a primeira diocese, em Skara, em 1014.
           De acordo com Adan de Bremen, a cristianização que foi começada por Olavo gerou descontentamento entre os suecos pagãos, que o destronaram e em seu lugar puseram seu filho Anundo Jacó, que também era cristão. Já Snorri Sturlson explica que Olavo foi destronado devido à grande e cara guerra empreendida contra a Noruega, que de nada adiantou pois os suecos logo perderam a autoridade com as terras que comercializavam na costa oriental do Mar Báltico. Nos últimos anos de sua vida, Olavo reinou apenas em  Västergötland.
           Faleceu no inverno de 1022. Não se sabe exatamente onde foi sepultado, mas presume-se que em Skara ou Linköping.