sábado, 2 de julho de 2011

Santo Otão de Bamberg

          


           Santo Otão foi bispo de Bamberg e é chamado o Apóstolo da Pomerânia. Nasceu na Suábia, Alemanha, e viveu no século XII. Órfão de pai e mãe enfrentou várias dificuldades para custear seus estudos. Mesmo assim conseguiu formar-se em filosofia e ciências humanas. Partiu então para a Polônia a fim de ganhar a vida naquele País. Aos poucos, foi-se estabelecendo, chegando a fundar ali uma escola que granjeou fama e lhe rendeu bons proventos.
          Tornou-se conhecido e estimado na corte polonesa e amigo e conselheiro do imperador, que o nomeou bispo de Bamberg. Santo Otão, entretanto, somente ficou com a consciência tranqüila quando foi sagrado bispo pelas mãos do papa Pascoal, por volta do ano de 1106.
           É considerado o evangelizador na Pomerânia, fundando ali numerosos mosteiros. Apoiado por Boleslau, duque da Polônia, que havia subjugado a região, e por Vratislau, duque cristão da Pomerânia, percorreu todas as cidades, instruindo os gentios e batizando os que aderiram à fé, intercedendo junto ao príncipe pela liberdade dos prisioneiros, chamando todos a abandonar os ídolos e a se converter ao Deus de Jesus Cristo.
           Espalhou missionários por toda a Pomerânia. Oração Prece do reconhecimento das obras de Deus Deus, nosso Pai, cantamos a vossa glória e louvamos o vosso Nome. Vós sois a Rocha em que buscamos apoio e proteção. Que suba até vós este canto: Escutai, ó céus, e eu falarei; ouve, ó terra, as palavras de minha boca; minha doutrina desça como chuva, minha palavra se espalhe como orvalho; como chuvisco sobre a relva e aguaceiro sobre a grama. Vou proclamar o nome do Senhor: e vós, dai glória ao nosso Deus! Ele é a Rocha, e sua obra é perfeita, pois seus caminhos todos são justos; ele é um Deus fiel, sem injustiça, ele próprio é justiça e retidão (cf. Deuteronômio 32,1-4).





Abadia de São Miguel


Vista aérea da cidade de Bamberg, em destaque, a Catedral dedicada a São Pedro e São Jorge