sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

São Thorlac Thorhallson, bispo da Islândia

Þorlákur helgi

         São Thorlac Thorhallson nasceu no sul da Islândia em 1133. Seus pais eram muito pobres. Eles perderam sua fazenda e a família quebrou financeiramente enquanto ele crescia. Thorlac tinha duas irmãs. Antes de seus vinte anos de idade tornou-se padre. Por poucos anos ele serviu como pároco e é dito sobre ele que tinha uma grande responsabilidades e consciência de suas tarefas. Ele adminstrou bem sua vida e guardou dinheiro para poder estudar fora de seu país. Ele passou seis anos de sua vida em Paris, na França e depois algum tempo em Lincoln, na Inglaterra.
         Quando retornou para a Islândia passou algum tempo em Kirkjubaer na região sudeste do país. Ele apoiou sua mãe e suas irmãs neste tempo. Ele amava muito Kirkjubaer e depois como bispo, ele estabeleceu seu primeiro convento na Islândia nesta cidade.
         Quando Thorlac tinha passado seis anos em Kirkjubaer, o primeior convento agostiniano fou fundado em Thykkvibaer. Thorlac tornou-se o seu primeiro abade. Ele regulou a Regra Agostiniana na Islândia.
         Alguns anos mais tarde Thorlac foi eleito bispo de Skálholt. Ele foi consagrado bispo na Noruega no dia 2 de julho de 1178. Foi bispo de Skálholt por 15 anos, até sua morte no ano de 1193, na idade de 60 anos.
          São Thorlac trabou arduamente para a reforma da Nação e para o fortalecimento da Igreja. Ele provou ser um tremendo conciliador. Ainda que nem sempre foi com sucesso em sua missão, ele lançou caminhos seguros para os assuntos futuros de restauração.
          São Thorlac viveu uma vida santa e após sua morte centenas de milhares de milagres foram atribuídos pela sua intercessão. Ele foi canonizado localmente no ano de 1198 e no dia 14 de janeiro de 1984, o Santo Padre, o Beato João Paulo II, declarou solenemente a São Thorlac como santo e patrono da Islândia. São Thorlac tem duas festas, uma no dia 20 de julho e outra no dia 23 de dezembro.

kort

Paróquias Católicas da Islândia

File:Landakotskirkja.jpg

Catedral Basílica de Cristo Rei em Reykjavik, Islândia