terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Beato João Marinoni

         

         O Beato João Marinoni, nasceu em Veneza no ano de 1490; já era sacerdote e membro do Capítulo Patriarcal da Basílica de São Marcos, quando abraçou a vida apostólica na recém instaurada Ordem dos Clérigos Regulares, emitindo a profissão religiosa nas mãos de São Caetano Thiene, em 29 de maio de 1530.
          No ano de 1533, junto a São Caetano, inaugurou em Nápoles a primeira Casa da Ordem naquela cidade. E nela permanece quase por toda a sua vida, dedicado à oração, a cura das almas, a sagrada pregação e a formação dos religiosos de sua Ordem. Renunciou ao governo da Arquidiocese de Nápoles, cargo esse oferecido pelo Papa Paulo IV.
         Para ajudar os pobres e os necessitados, freqüentemente vítimas dos aproveitadores, ele sugeriu e estimulou a alguns de seus filhos espirituais a criarem em Nápoles, o “Monte de Piedade”: uma instituição criada pelos franciscanos, uma espécie de casa de empréstimos sob penhora, o mesmo que montepio; é comparável àquilo que na arquidiocese do Rio de Janeiro se chama Banco da Providência.
        Morreu, santamente como tinha vivido, no dia 13 de dezembro de 1562 e foi sepultado no cemitério conventual da Basílica de São Paulo Maior. Seus restos se conservam e são venerados juntos aos de São Caetano.
        Clemente XIII, em 1762, reconheceu e aprovou o culto ao Beato que já lhe era tributado de “forma imemorável”.
         A sua memória se celebra no dia 12 de dezembro.