quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Santa Catarina Volpicelli


         Caterina Volpicelli, para nós Catarina, nasceu em Nápoles no dia 21 de janeiro de 1839, no seio de uma família da alta burguesia, da qual recebeu sólida formação humana e religiosa. Estudou letras, línguas e música, coisa não freqüente para as mulheres do seu tempo. Guiada pelo Espírito Santo e através dos diretores espirituais, Catarina renunciou à vida social que apreciava para atender uma voz interior, o chamado de Deus à vida religiosa.
        Foi em 1854 que ocorreu o seu encontro casual com o futuro bem-aventurado Ludovico da Casoria na sua cidade. Encontro depois considerado por ela uma graça providencial de Deus, porque por suas mãos se associou à Ordem Franciscana Secular. Padre Ludovico foi enfático quando lhe indicou como único objetivo de sua vida o culto ao Sagrado Coração de Jesus. Apesar disso, cinco anos depois, orientada por seu confessor, ingressou em uma Congregação religiosa, saindo, logo em seguida, por graves motivos de saúde.
         O plano de Deus sobre Catarina era outro, havia bem entendido o padre Ludovico, que muitas vezes dizia: "O Coração de Jesus é a tua obra, Catarina!" Novamente, com a indicação do seu confessor, tornou-se a primeira a receber, na Itália, o diploma de zeladora da Associação do Apostolado da Oração da França. Em 1867, estabeleceu a sua Sede em Nápoles mesmo, onde se dedicou às atividades apostólicas.
         O apostolado da oração passou a ser o ponto central da espiritualidade de Catarina. Na sua vida, totalmente consagrada ao Coração de Jesus, distinguem-se três aspectos: a profunda espiritualidade eucarística, a integral fidelidade à Igreja e a imensa generosidade apostólica.
         Com as suas primeiras zeladoras, em 1874 Catarina fundou o novo Instituto das Servas do Sagrado Coração de Jesus, aprovado, antes, pelo seu arcebispo, e depois, em 1890, pelo Vaticano. Preocupada com o futuro da juventude, abriu o orfanato, fundou uma biblioteca circulante e instituiu a Associação da Filhas de Maria. Em pouco tempo, abriu outras Casas na Itália. E as servas muito se distinguiram na assistência às vítimas da cólera em 1884, em várias localidades italianas.
        A participação de Catarina no primeiro Congresso Eucarístico Nacional, celebrado em Nápoles em 1891, foi um ato culminante do apostolado da fundadora e das Servas do Sagrado Coração de Jesus. Catarina morreu no dia 28 de dezembro de 1894, em Nápoles.
        O papa João Paulo II beatificou-a em 1999. A data de sua festa ocorre no dia de sua morte, mas o culto já era freqüente na comunidade cristã onde as servas atuam mantendo o carisma da bem-aventurada Catarina Volpicelli. Foi canonizada em 26 de abril de 2009 por sua santidade o Papa Bento XVI.