quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Os novos santos espanhóis V: São Pedro Poveda, mártir da educação espanhola

 
São Pedro Poveda levou a educação para pessoas pobres e foi assassinado na Guerra Civil. Foto: Terra

São Pedro Poveda levou a educação para pessoas pobres e foi assassinado na Guerra Civil

         Pedro Poveda Castroverde nasceu em Linares (Jaén), no dia 3 de dezembro de 1874. Desde o início da sua vida sacerdotal se dedicou à importância da educação, especialmente para os mais desfavorecidos. Assim, colocou em prática a Escola do Sagrado Coração de Jesus, modelo do que logo viria a ser a Instituição Teresiana. Foi assassinado durante a Guerra Civil e beatificado pelo Papa, em 1993.
         Era o mais velho de seis irmãos, frutos do matrimônio de José e María Linarejos. Seu pai era um químico. Desde muito pequeno sentiu-se atraído pelo sacerdócio e, ao completar somente dez anos, manifestou seu desejo de estudar no Seminário de Jaén. Depois de muita insistência, conseguiu terminar o segundo curso de Bacharelado, condição para os estudos eclesiásticos. Em 1893 obteve o título de Bacharel. Nesses anos aprendeu a tratar os pobres dos subúrbios e os numerosos imigrantes que trabalhavam nas minas com caridade.
 
Vida sacerdotal
 
         Por dificuldades econômicas de sua família, em função da doença de seu pai, em 1894 se transferiu para o Seminário de Guadix (Granada), onde lhe foi concedida uma beca pelo bispo da diocese, o Servo de Deus Maximiano Fernández del Rincón. Ali terminou seus estudos e em 17 de abril de 1897, sábado santo, foi ordenado sacerdote na capela do Bispado, onde celebrou sua primeira Missa solene no dia 21.
        No começo de sua vida sacerdotal, esteve plenamente dedicado ao serviço da Diocese. A partir de 1902, começou a estabelecer relações entre a cidade e a periferia. Com ajuda de entidades públicas e particulares pode construir a Escola do Sagrado Coração de Jesus, pagar os professores, dar de comer aos alunos crianças e criar aulas noturnas e profissionalizantes para adultos, realizando uma importante tarefa humanitária, educacional e de formação profissional e cristã nesse amplo setor da população, marginalizada e carente de recursos.
         Diante das inevitáveis dificuldades que também encontrou, em 1905, mudou-se para Madri com o desejo de fazer outra fundação para crianças de rua, mas não foi possível. Em 1906 foi nomeado cônego da Basílica de Santa María de Covadonga (Asturias), onde permaneceu por sete anos.
 
A Instituição Teresiana
 
       Em Covadonga, descobriu a importância da função social da educação e que os professores que estavam bem preparados profissionalmente, viveram sua fé de modo coerente e responsável, foram solidários e souberam cooperar. Teve, então, a audácia de propor um amplo plano de formação e coordenação do professorado católico e, a partir de 1911 fundou a Academia para Estudantes de Magistério, Centros Pedagógicos e Revistas, modelo da Instituição Teresiana.
        Para impulsionar melhor essas fundações, em 1913 voltou para Jaén, onde foi cônego da Catedral e trabalho como professor do Seminário e das Escolas Normais. Ali, conheceu a Serva de Deus María Josefa Segovia, sua principal colaboradora, e depois, primeira Diretora Geral da Instituição Teresiana. Em 1914, em Madrid, a primeira Residência universitária feminina da Espanha, favoreceu o reconhecimento civil da Instituição Teresiana, 1917, en Jaén.
 
Morte na Guerra Civil
 
         Em 27 de julho de 1936, quando terminava de celebrar a Eucaristia, foi detido. Horas depois, ao ser separado de seu irmão, que o havia acompanhado, disse: "Serenidade, Carlos, o Senhor que me quis fundador, também me quer como mártir". Na manhã seguinte, uma professora e uma jovem doutora da Instituição Teresiana encontram seu corpo junto à capela do cemitério de La Almudena, com sinais de bala. Sobre seu peito estava o escapulário da Virgem de Carmen. Morreu com 61 anos. Seu corpo foi sacramentado em San Lorenzo.
         Ele foi beatificado pelo Papa Juan Pablo II, em Roma, no dia 10 de outubro de 1993 por suas virtudes e por ser martírio. Suas relíquias se encontram na Casa de Espiritualidade de Santa María de Los Negrales (Madri) e sua memória é celebrada no dia 28 de julho.
 

relicário de São Pedro Poveda