sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

São João Câncio, Confessor


Sacerdote polonês, professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Cracóvia, foi preceptor de príncipes da Casa real polonesa. Considerado um dos santos mais representativos e queridos da heróica Polônia, são João Câncio é chamado, pelo povo, de a "glória da nação polonesa" e o "pai da pátria". Isso num país que sempre manteve sua fé no cristianismo e da fidelidade à cátedra de Pedro - Roma.
Nasceu em 23 de junho de 1390, no povoado de Kenty, e viveu sempre em sua cidade, Cracóvia. Conquistou todos os graus acadêmicos e lecionou em sua principal universidade até a morte. A grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus". 
Mesmo depois de ordenado sacerdote, continuou a cultivar a ciência, ao mesmo tempo que fazia seu trabalho pastoral como vigário da paróquia de Olkusz. Homem de profunda vida interior, jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os necessitados da cidade.  
Há um exemplo claro de sua personalidade, que destaca às inúmeras peregrinações e romarias aos túmulos dos mártires em Roma, bem como aos lugares santos da Palestina. Numa dessas viagens, foi assaltado. Os bandidos exigiram que João Câncio lhes desse tudo que tinha, depois perguntaram ainda se não estava escondendo mais nada. Afirmou que não.
Depois que os ladrões partiram, lembrou-se de que ainda tinha algumas moedas no forro do manto. Achou-as, correu atrás dos bandidos, deu-lhes as moedas e ainda pediu desculpa pelo esquecimento.  
Passados muitos anos e ao perceber a proximidade da morte, distribuiu os poucos bens que possuía aos andarilhos, falecendo às vésperas do Natal de 1473.
Foi canonizado pelo papa Clemente II em 1767.
São João Câncio era celebrado no dia 20 de outubro, mas agora sua festa acontece um dia antes da data de sua morte.
João Paulo II visitou à Polônia em 1979. Na ocasião, consagrou uma capela em memória do padroeiro da Polônia, São João Câncio, na igreja de São Floriano.

File:Krakow Saint Florian church 20060706 1646.jpg

Igreja de São Floriano