segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Santa Bárbara, virgem e mártir


 

Santa Bárbara aprendeu a amar a Deus observando a natureza, o céu, o sol, as estrelas e todas as maravilhas da criação, seus pais eram pagãos. 
Bárbara nasceu na Nicomédia, Bitínia, atual Turquia. O meio em que vivia era pagão e desde sua infância participava dos cultos e homenagens aos deuses pagãos. A menina cresceu em beleza e inteligência, aprendeu os valores cristãos as escondidas, assim instruída no cristianismo, recebeu o batismo apegando-se aos valores cristão com muito vigor de sua alma.
Mas chegou o dia em que seu pai tomou conhecimento disso. No início, tentou persuadi-la a voltar aos valores pagãos com muitas artimanhas. O tempo passava e nada de Bárbara render-se. As pressões sobre ela aumentaram e a sua desobediência também. Até que, certo dia, seu pai a agrediu fisicamente, com castigos muito severos. Bárbara conseguiu fugir de suas mãos e escondeu-se numa gruta. 
Foi encontrada por dois pastores que a entregaram a seu pai, este a maltratou, novamente, de maneira brutal. Estava apenas começando o seu sofrimento e martírio. Nada conseguindo, o pai a entregou ao governador romano Marciano.
Impressionado com sua beleza, o governante, a princípio, evitou maltratá-la. Tentou a tática da conquista, não somente para sua religião como também para si. Nada conseguindo começou a flagelá-la sadicamente, várias horas seguidas, durante dias inteiros. Relata-se que jamais se ouviu uma queixa ou lamento.  
Conta-se que Bárbara era confortada à noite por um anjo, de tal modo que no dia seguinte se apresentava ao governador como se nada tivesse acontecido no dia anterior. Tanto foi seu sofrimento que uma outra jovem cristã se ofereceu para tomar o seu lugar. Tinha 24 anos de idade e seu nome era Emiliana. Não conseguiu substituí-la, sendo depois morta no mesmo dia que ela.
Nessa ocasião, foi seu próprio pai que lhe serviu de carrasco. O golpe da espada paterna fez rolar sua cabeça e nesse mesmo instante foi fulminado por um raio que caiu sobre ele.  
Por este motivo, santa Bárbara é invocada a proteger seus devotos durante as grandes tempestades de raios e trovões.
Seu nome é usado como nome de batismo, também emprestado para várias cidades que a têm como padroeira.
A sua tradicional festa acontece no dia 4 de dezembro.

 

O martírio de Santa Bárbara