terça-feira, 14 de junho de 2011

São José, o Hinógrafo

           São José, o Hinógrafo (fazedor de hinos), também conhecido com José do Estúdio, nasceu em 810 na Sicília,e o monge São José do Estúdio era um prolífico escritor de hinos.Nascido de pais cristãos ele foi obrigado a fugir com outros cristãos durante a invasão pelos Sarracenos e alcançando Thessalonica, ele se tornou um monge.
          Mais tarde ele foi para Constantinopla onde ele entrou para o famoso Monastério de Studium. Ali ele se encontrou e se tornou um modelo de cristão sob a direção de Theodore Studites, seu Abade, que era um dos mais proeminentes cristãos do seu tempo, mas quando as perseguições alcançaram a cidade Theodore foi preso e açoitado e José tomou um barco para Roma. Capturado pelos piratas na sua viagem para Roma, ele passou vários anos em uma prisão em Creta. Ele pregava para seus companheiros escravos, convertendo a muitos.
          Finalmente escapou, e reassumiu sua jornada a Roma onde foi recebido com o maior carinho e mais tarde retornou a Constantinopla.
          Fundou também um monastério e se opôs ao Imperador iconoclasta Theophilus; assim foi exilado para Chersonese. Mais tarde foi Bispo de Salonica. Um dos grande poetas litúrgicos e compositor de hinos da Igreja Bysantina e tem o credito de mais 1000 trabalhos. No final de sua vida ele participou de um notável empreendimento missionário e é considerado um dos que mais inspirou a ida dos primeiros missionários à Rússia.
          Faleceu em 886 de causas naturais. Sua festa é celebrada no dia 14 de junho.


 


Hino

"Ó Virgem, tu deste à luz
em Belém a Cristo encarnado
e o envolveste em pobres panos;
José, pasmado de estupor
pela sua vinda, o exalta
com respeito e adora o seu poder.

Ó Virgem pura, o justo José,
contemplando que Deus se encarnou
no teu casto seio e nasceu
em uma gruta e foste posto
na manjedoura, louvava com hinos
aquele que a nós semelhante parecia.

Um anjo a ti se apresentou
dissolvendo claramente qualquer dúvida da tua mente, dizendo: José,
não temas receber agora
a virgem Maria; ela leva em seu seio
aquele que, pelo seu divino poder,
leva todas as coisas".