quinta-feira, 23 de junho de 2011

Santa Eteldreda, abadessa beneditina

     


            Eteldreda de Ely, nasceu no ano de 636, em Exninf, perto de Newmarket, no condado de Sufflolk e morreu no dia 23 de junho de 679, foi a mais popular  das santas anglo-saxônicas antes da reforma do rei Henrique VIII. Era uma das quatro filhas do rei de Ânglia Oriental; suas irmãs, também santas são: Sexburga, Etelburga e Vitburga. Seu pai  foi assassinato em 653. Todas as filhas retiraram-se da vida secular e fundaram abadias; Eteldreda, no entanto, foi dada em casamento ao primeiro marido, Tondberct, chefe ou príncipe, que morreu em 655. No entanto, nesta casamento, seu marido a respeitou, pois ela fizera voto de perpétua virgindade. Após a morte do marido, Eteldreda retirou-se para a Ilha de Ely, dada a ela por herança de seu marido.
          Eteldreda, subseqüentemente casou-se novamente em 660, neste tempo com Ecfrith, rei da Northumbria, novamente por razões políticas; logo após a ascensão de Ecgfrith ao trono em 670, Eteldreda tornou-se monja. Este passo pode ser feito graças ao apoio de Santo Wilfredo, arcebispo de York. Uma das condições para o seu segundo casamento era que o rei também respeitasse sua virgindade, e em 672, seu marido desejou consumar seu casamento e tentou usar sua influência para convencê-la a sair da vida religiosa. Mas tudo isso foi em vão.
           Finalmente, Eteldreda pode viver sua consagração religiosa no mosteiro de Ely, onde tornou-se a abadessa, um rico mosteiro no qual soube viver o espírito de pobreza em uma simplicidade de vida que a tornou muito popular.
           Faleceu no dia 23 de junho de 679, no mosteiro de Ely, muitos anos depois de sua morte, seu corpo fopi encontrado incorrupto. Os anglicanos para destruirem as provas da veracidade da fé católica, destruiram seu corpo. Os seus restos mortais encontram-se hoje na igreja católica de Ely.



Santuário de Santa Eteldreda, em Ely



Igreja católica de Ely