quinta-feira, 30 de junho de 2011

Beato Filipe Powell

                O Beato Filipe Powell, nasceu em 2 de fevereiro de 1594, em Tralon, no condado de Brecknock, no País de Gales. Em sua juventude, na idade de dezesseis anos ele foi estudante de direito e depois tornou-se monge beneditino e mais tarde padre, servindo como missionário na Inglaterra  durante o período de apostasia. Como monge ele tomou o nome de Agostinho Baker, em homenagem ao seu professor David Baker, em Inns of Court, Londres.
             Três ou quatro anos depois de receber o hábito beneditino, ele tornou-se membro da comunidade de São Gregório, em Douai, agora na Abadia de Dowside, próximo de Bath. E, 1618 ele foi ordenado sacerdote e em 1622 deixou Douai para partir em missão na Inglaterra. Por volta de 1624 tornou-se capelão da família Poyntz em Leighland, no condado de Somerset. Quando a Guerra Civil Inglese estourou ele retirou-se para Yarnscombe e Parkham, no condado de Devon. Lá ele serviu por seis meses como capelão para os soldados católicos no exército do General Goring, em Cornuária e, quando aquela força foi destruída, tomou o navio de volta para o sul do País de Gales. Foi preso em 22 de fevereiro de 1646 e foi reconhecido como padre e denunciado.
              No dia 11 de maio ele foi enviado para Londres e confinado na masmorra de Santa Catarina, na região de Southwark. No dia 9 de junho foi mandado para a prisão de Westminster e no dia 30, foi condenado à morte por enforcamento em Tyburn. Quando soube de sua sentença de morte, powell exclamou: "Óh, quem sou eu para que Deus honre-me a morrer por sua causa?" e pediu por um cálice de vinho. Foi beatificado pelo Papa Pio XI em 1929.



vitral representando o beato Filipe Powell, no Priorado de São Davi, no País de Gales.