domingo, 19 de junho de 2011

Santo Ambrósio, No reencontro dos corpos de Gervásio e Protásio

          "Senhor Jesus, a ti agradeço pelo reencontro dos mártires Gervásio e Protásio, eu, descobridor do novo dom, canto um novo hino de agradecimento.
           Estavam escondidas as pias vítimas, mas não a sagrada fonte: não pode permanecer oculto o sangue que clama a Deus Pai. A graça refulgente do céu revelou aqueles sagrados membros: não nos foi dado ser mártires, mas descobrimos os mártires. Quem reclamará o depoimento de testemunhas em que a evidência do fato constrange a fé? A instantânea cura de um mentecapto atesta a obra dos mártires.
           Um cego que readquiriu a vista confirma o mérito de sua morte santa: Severo é seu nome e é servidor público. Mal tocou a veste dos mártires, limparam-se seus olhos obscurecidos, imediatamente brilhou a luz e a cegueira foi afugentada. A multidão que se havia reunido de toda parte, liberta dos liames e livre dos laços do demônio, retorna à casa agradecendo a Deus.
           Vimos retornarem os tempos antigos, quando se jogavam as cinzas sobre os cadáveres dos mártires e o contato com seus corpos ou a sombra deles devolvia saúde aos enfermos".


Ficheiro:St Ambrose.jpg

Santo Ambrósio convertendo Teodósio I