terça-feira, 21 de junho de 2011

São João Rigby, mártir



            São João Rigby, nasceu em 1570 em Harrock Hall, Eccleston, perto de Chorley, no condado de Lancaster e morreu no dia 21 de junho de 1600. Foi um sacerdote católico executado durante o reinado da Rainha Elizabete I, na Inglaterra. Ele é um dos 40 mártires da Inglaterra e Gales, canonizados pela Igreja no ano de 1970.
          Era o quinto filho de Nicholas Rigby e de Mary. Em 1600, Rigby estava trabalhando para o senhor Edmund Huddleston, cuja filha, senhorida Fortescue estava doente e Rigby foi para ajudar e a confessou que  tinha se convertido à fé católica. Por causa disso foi denunciado e enviado para  Newgate.     
            No dia seguinte, a festa de São Valentino, ele assinou uma confissão dizendo que tinha reconciliado à fé católica romana através de São João Jones, um padre franciscano, e que não tinha mais a intenção de atender aos serviços anglicanos. Ele foi enviado novamente para Newgate e depois transferido para White Lion. Duas vezes tentaram persuadí-lo para renunciar a fé católica, mas as duas vezes, ele recusou.
           Sua sentença por causa disso foi dada: a morte. Em seu caminho para a sua execução, o carro que o transportava parou em frente à uma igreja anglicana e pediram para reconsiderasse sua posição, à qual ele replicou: "Eu sou solteiro; e mais que isto, eu sou virgem". Então foi executado.
          Ele foi canonizado em 1970. O padre que recebeu sua profissão de fé, São João Jones, tinha morrido no mesmo lugar que São João Rigby também morreu, Saint Thomas Waterings, dois anos antes, em 12 de julho de 1598.