sexta-feira, 17 de junho de 2011

Santo Eulógio, "Memorial dos santos"

São Rodrigo e São Salomão 


São Rodrigo

       Estes dois santos, juntamente com Santo Eulógio são os principais nomes que se conhece sobre os mártires de Córdoba.
       Esta cidade, foi muito importante dentro da história da Igreja Católica por ser o berço dos nascimentos de Sêneca, Lucano, Averróis e Gôngorra, entre outros, além de ter representado um dos principais pólos culturais no século X, logo após a invasão dos árabes e visigodos em 771.
       Apesar de Córtoba ter sofrido nas mãos dos muçulmanos, os cristãos não foram tão perseguidos pro sua fé como o seriam anos mais tarde, quando a paz já reinava no local.
       Os governantes passaram a exigir dos cristãos que jamais pronunciassem sua fé em público e que se mantivessem apenas dentro de casa quando desejavam praticar seus deveres cristãos.
      Os santos Rodrigo, Salomão e Eulógio foram os protagonistas de uma história comovente, que aconteceu no ano de 8578. Os três eram amigos e Rodrigo possuía dois irmãos, um cristão e outro muçulmano.
      Certa vez, quando os dois estavam brigando, cada qual defendendo a sua própria fé, Rodrigo interveio e, colocando-se no meio dos dois para apartar a briga acabou levando um golpe que o fez desmaiar.
      Seu irmão muçulmano, vendo que Rodrigo desfalecera, carregou-o nos braços por toda Córdoba dizendo que ele acabara de abraçar a fé islâmica. Ao despertar ele negou qualquer conversão e os muçulmanos passaram a tê-lo como um traidor.
       Foi preso juntamente com seus amigos e os três foram condenados a morte juntos.
"Rodrigo encontra na prisão o beato Salomão. Ligam-se por voto inquebrantável, consolam-se mutuamente e se encorajam um ao outro a sustentarem a luta; decidem juntos desprezar as coisas do mundo e dedicar-se cada um ao serviço de Deus. No temor de Deus estabeleceram um acordo. Castigaram seu corpo com jejuns, cansaram-no com as vigílias, domaram-no com o cilício, temperaram-no com as meditações, aqueceram-no  com a oração. Assim inflamados pelo amor da pátria celeste, desejaram a morte para estar com Cristo, têm pressa de ver a face daquele a quem serviram. É por seu amor que eles não tiveram em nenhuma conta o tempo que lhes restava viver e fugiram da vida presente que consideravam um particular sem importância".