terça-feira, 28 de junho de 2011

São João Southworth, mártir


Os restos mortais de São João Southworth exposto na Catedral de Westminster, Londres

     





      Nascido na Inglaterra por volta de 1592, época em que a religião católica estava proibida nesse país como conseqüência do cisma provocado por Henrique VIII, João fez estudos na França registrado por segurança sob o pseudônimo "John Lee" e foi ali ordenado presbítero, após o que retornou ao seu país natal para lá exercer secretamente seu ministério. Preso e condenado à morte por professar a fé católica, acabou por ser deportado para a França, mas retornou novamente à Inglaterra, passando a viver na região de Londres durante uma epidemia quando assistiu e converteu vários doentes, mas foi novamente preso.
      Passou algum tempo exercendo o ministério sacerdotal na Bélgica (Flandres), mas o amor por seus conterrâneos o levou de volta à Inglaterra, onde fez discreto porém intenso apostolado, até o momento do martírio na época da ditadura de Cromwell.
      Sua morte deu-se pela pena prevista pelas leis inglesas para os que eram considerados traidores: preso, arrastado e esquartejado, que compreende ser puxado ("esticado"), enforcado e esquartejado. Os pedaços de seu corpo foram reunidos, e submetidos a conservação química a fim de se obter a preservação, sendo levados à França por um diplomata espanhol.
      Devido à Revolução Francesa o corpo foi escondido em local não identificado a fim de ser protegido (o que foi feito com numerosas outras relíquias), sendo descoberto em 1927: foi então repatriado e depositado na catedral católica de Westminster, em Londres.
      Beatificado em 1929, foi ele canonizado pelo Papa Paulo VI em 1970, fazendo parte dos 40 Mártires da Inglaterra e País de Gales.

The St John Southworth Fund

São João Southworth, rogai por nós.