quinta-feira, 13 de junho de 2013

Beato Luduvico Mzyk, sacerdote e mártir

    
         O Padre Ludovico (Ludwik) Mzyk, Verbita, nasceu a 22 de Abril de 1905, na Polônia. Em Março de 1918 entrou para o Seminário Menor dos Padres Verbitas em Nysa (Casa de Santa Cruz – na época, ficava no território alemão), onde se formou em 1926. Em seguida, entrou no noviciado da Congregação do Verbo Divino em St. Augustin, perto de Bonn, na  Alemanha. Fez os primeiros votos em 1928.
        Após ter terminado os estudos da Filosofia, foi enviado para Roma, para estudar Teologia.  Foi ordenado sacerdote em 30 de Outubro de 1932.
        No verão de 1935 foi para Chludowo (perto de Poznan), na Polônia, onde os Verbitas estavam inaugurando o primeiro noviciado. Nomeado mestre de noviços, o Pe. Ludovico ficou em Chludowo. Em 1939 recebeu a nomeação para ser o primeiro  Reitor da Casa. Era orientador, educador e formador.
      A 1 de Setembro de 1939 rebentou a guerra. Os exércitos alemães invadiram a Polônia. Chludowo também foi ocupada. No dia 25 de Janeiro de 1940, o Pe. Ludovico foi preso e levado para a Fortaleza VII em Poznan. Neste mesmo dia o Seminário de Chludowo foi transformado em prisão.
         O Pe. Ludovico sofreu muitas humilhações e torturas durante esses dias de prisão. No dia 20 de Fevereiro de 1940, na cela onde estava o Pe. Ludovico, junto com vários outros presos, entraram dois oficiais e cruelmente o torturaram. As palavras que saíram da sua boca: «Não pode ser o servo maior que o Senhor» foram memorizadas para sempre pelos outros presos que testemunharam o martírio. Na mesma noite, os soldados retiraram o Pe. Ludovico da cela, espancaram-no violentamente e em seguida executaram-no com um tiro na nuca.