quinta-feira, 6 de junho de 2013

Beato Inocêncio Guz, sacerdote e mártir



              

        Martirologio Romano: Em Sachsenhausen, na Alemanha, beato Inocencio Guz, presbítero da Ordem dos Irmãos Menores Conventuais e mártir, que, durante a ocupação militar de Polônia, sua pátria, por um regime contrário à religião e aos homens, foi assassinado pelos guardas do campo de concentração por causa de sua fé em Cristo. († 1940) Data de beatificação: 13 de junho de 1999 pelo papa João Paulo II junto a outros 107 mártires polacos da última Guerra Mundial na Polônia. 
          José Adalberto Guz nasceu em 18 de março de 1890 em Lvov, sendo batizado aos poucos dias na paróquia de Santo André Apóstolo. Feitos os estudos primários e o bacharelato, escolheu a vida religiosa e ingressou na Ordem dos Irmãos Franciscanos Menores Conventuais em 25 de agosto de 1908, tomando o nome de frei Inocêncio. 
          Fez os primeiros votos em 26 de agosto de 1909, e passou ao convento de Cracóvia onde fez os estudos filosóficos e teológicos. Feita a profissão perpétua em 8 de dezembro de 1912, se ordenou sacerdote em 2 de junho de 1914. Foi destinado sucessivamente aos conventos de Hanaczow, Czyzki, Halicz, Varsóvia, Lvov y Radomsko. Logo foi destinado à casa de Grodno, onde se encontrou com santo Maximiliano Kolbe, que por então dirigia a revista El Caballero de la Inmaculada. Passou logo ao convento de Níepokalanów e foi confessor da comunidade, vice mestre de coristas, e professor de canto no seminário menor seráfico. 
         Passou em 1936 a Grodno e aqui estava quando se declarou a II Guerra Mundial. Preso pelos soviéticos em 21 de março de 1940, pôde fugir da cadeia de Grodno, mas ao atravessar as linhas fronteiriças russo-alemãs foi detido pelos alemães, e levado ao campo de concentração de Dzialdowo, de que passou logo a Sachsenhausen. Aqui padeceu muitos maus tratos, adoeceu e foi morto às mãos da guarda do campo em 6 de junho de 1940.