quarta-feira, 5 de junho de 2013

Beato José Spello

           

           Nasceu em Spello, na Úmbria, 1194, seguiu a carreira eclesiástica e foi ordenado sacerdote. Em 1223 resolveu seguir São Francisco e tornar-se seu discípulo, ingressando na ordem por ele fundada e imitando em especial o seu espírito de pobreza. Foi ele um dos irmãos que no dia 3 de outubro de 1223 assistiu o trânsito glorioso do Seráfico Pobrezinho.   Em 1233 encontramo-lo em Espanha, a tomar parte no capítulo de Sória, e a obter por meio de orações uma chuva providencial para aquela região afetada por uma prolongada seca. Também em Spello fez um milagre idêntico.
           Viveu muito tempo no eremitério dos Cárceres, em Assis, em regime de austera penitência. Todo absorto na contemplação dos bens celestes, as horas que lhe restavam dos atos comunitários passava-as numa gruta, separado do resto do mundo, entregue a fervorosa oração. Foi várias vezes favorecido com aparições miraculosas, que lhe proporcionavam uma indescritível doçura. Uma ocasião apareceu-lhe Jesus em forma de criança de resplandecente beleza. Estavam os dois em doce conversa quando tocou a campainha a chamar os religiosos para a recitação de Vésperas no coro. 

          André, com muita pena, suspendeu o diálogo para cumprir a sua obrigação e se unir aos confrades na oração litúrgica. Qual não foi o seu espanto e júbilo quando, ao regressar no fim da hora canônica, encontrou o Menino Jesus e ouviu da sua boca este elogio: << Fizeste bem em obedecer: não tardarei a chamar-te para junto de mim>>. Era o anúncio feliz da sua morte próxima.
          Em 1248 voltou para o convento de Santo André, onde foi encarregado da direção espiritual das clarissas, e conseguiu de Santa Clara que fosse enviada para abadessa de Spello a Beata Pacífica de Guelfuccio, tia e uma das primeiras discípulas da Santa. Com o apoio e o conselho do Beato André, a comunidade das Senhoras Pobres aumentou em número e em fervor, e renunciou à regra mitigada proposta pelo cardeal Hugolino, decidindo-se por seguir a austeridade da regra composta por São Francisco para as primeiras religiosas enamoradas da pobreza. Dessa forma, o mosteiro de Spello veio a tornar-se numa das casas mais florescentes da ordem.
          Em Spello com muita serenidade esperou André o esperado convite de voar para o céu, a fim de receber a coroa da glória das mãos do justo Juiz, que ele anunciara durante muitos anos também entre o povo de Deus, em ardente apostolado de pregação. Depois de receber com unção e piedade os últimos sacramentos, adormeceu placidamente no Senhor a 3 de junho de 1254, com 60 anos de idade. Antigas crônicas franciscanas apontam-no como exímio pregador e taumaturgo e recordam a sua caridade e obediência exemplares. Em 1360 foi eleito padroeiro secundário da cidade.