segunda-feira, 22 de agosto de 2011

São João Kemble e São João Wall


São João Kemble


Túmulo de São João Kemble


         São João Kemble nasceu em Rhydicar Farm, St. Weonards, no ocndado de Hereford no ano de 1599, filho de João e Ana Kemble. Eles foram uma família católica relutante proeminente no local tomado pelas idéias de apostasia da fé. Havia outros quatro padres na família.
        São João Kemble foi ordenado padre no Colégio Douai, no dia 23 de fevereiro de 1625. Ele retornou à Inglaterra no dia 4 de junho de 1625 como um missionário nos condados de Monmouth, no País de Gales e Hereford, na Inglaterra.
        Ele foi preso pelo capitão João Scudamore de Kentchurch. Foi torturado aos 80 anos de idade e condenado à morte por ser sacerdote católico, um traidor da nação. Uma de suas mãos é ainda preservad na Igreja de São Francisco Xavier no centro da cidade de Hereford. Seus restos mortais repousam no cemitério da Igreja de Santa Maria, da Igreja Anglicana e os católicos locais fazem uma peregrinação anual ao seu túmulo.


Santuário de São João Kemble, na Igreja de São Francisco Xavier, Hereford, Inglaterra

 


São João Wall

         Nasceu de uma família boa, estável e bastante cristã. Em 1641 ingressou no colégio de Douai (França), onde recebeu a ordenação sacerdotal em  1645. Após cumprir um curto período de missão pelas regiões da Inglaterra, retornou a Donai a fim de receber o hábito dos Irmãos Menores no convento de São Boaventura, onde obteve o nome religioso de Frei Joaquim de Santa Ana. Dedicou-se com muito amor à missão de difundir o catolicismo pela Inglaterra, estabelecendo-se em Harvington Hall, no condado de Worcester; ali exerceu por mais de 22 anos suas funções sacerdotais.
        Em dezembro de 1678, foi capturado como conspirador papista sob a liderança de Titus Oates. João Wall se recusou decididamente a prestar juramento de supremacia, sendo por isso recolhido na prisão de Worcester. Ficou preso por 5 meses, sob grandes sofrimentos e humilhações. Foi condenado à morte em  25 de abril de 1678 pelo juiz Atkins sob acusação de alta traição ao Reino. Por fim, foi martirizado em no dia 22 de agosto de 1679. Antes de subir ao patíbulo, escreveu um longo discurso, no qual tratou de seu processo e de sua condenação e o entregou a um amigo para que o fizesse imprimir; efetivamente foi publicado em Londres em 1679, gerando grande repercussão.
       Foi a única vítima que sofreu o martírio pela fé em Worcester. Seu corpo foi sepultado em um cemitério anexo à igreja de São Osvaldo de Worcester. Sua cabeça, em sinal de veneração, foi transladada para o convento dos franciscanos de Donai.
       Foi canonizado por Paulo VI a 25 de outubro de 1970.