terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pensamentos de Santa Edith Stein



"A alma da mulher deve ser ampla a tudo o que é humano. Deve ser cheia de paz, porque as fracas chamas se apagam na tempestade; deve ser quente para não enregelar as pequeninas sementes; deve ser luminosa para que, nos cantos escuros, não cresçam ervas daninhas; deve ser reservada, porque as interferências externas podem pôr em perigo sua vida íntima; deve ser vazia de si para deixar amplo espaço para os outros. Deve ser, acima de tudo, dona de si e do próprio corpo para que sua personalidade esteja sempre pronta a servir em cada necessidade"


"Não é a atividade humana que pode nos ajudar, mas o sofrimento de Cristo. É meu ardoroso desejo ter participação nele"


"Quanto mais alto se eleva a alma para Deus, tanto mais desce em si mesma: a união realiza-se no íntimo da alma, no mais profundo da alma"


"Ele lutava no monte das Oliveiras
em sangrento suor de angústia
com o Pai, em súplicas ardentes.
Foi Ele que alcançou a vitória,
foi aí que se decidiu a história do mundo.
Caiam de joelhos
e O adorem,
e não perguntem mais:
Quem? Como? Onde? Quando?"


"Cada mulher seja uma cópia da Mãe de Deus, seja uma esposa de Cristo, seja uma apóstola do Coração Divino. Todas, então, corresponderão plenamente à sua vocação feminina, independentemente das circunstâncias e das atividades exteriores nas quais realizam as tarefas desenvolvidas"


"Não sabemos e também não devemos perguntar antes do tempo para onde o divino menino deseja nos guiar nesta terra. Somente isto sabemos: que aqueles que amam o Senhor alcançam todas as coisas para o bem"


"A essência mais íntima do amor é doação. Deus, que é amor, doa-se nas criaturas, que Ele criou para o amor"


"Para mim é muito irreal pensar que a divina misericórdia se restrinja aos limites da Igreja visível. Deus é Verdade. Quem procura a Verdade está em busca de Deus, quer queira ou não"


"Pois Deus, a Santíssima Trindade inteira está em nós. Quando conseguimos construir no nosso interior uma morada bem fechada e retirar-nos para dentro o maior número de vezes possível, então não nos poderá faltar mais nada em nenhum lugar do mundo"


"Acredito que você pode ajudar melhor os outros, preocupando-se o menos possível com as soluções e mantendo sempre uma atitude despreocupada e alegre"


"Oh Senhor meu Deus, dá-me tudo, tudo o que me for guia para chegar mais a Ti.
Oh Senhor meu Deus, arranca-me tudo, tudo o que me distancia e desvia de Ti.
Oh Senhor meu Deus, tira-me toda de mim e apropria-Te totalmente do meu ser"


"Minha vida recomeça cada manhã e termina cada noite: planos e propósitos, não tenho nenhum"


"A cruz é mais eficiente do que a mortificação que se exerce por livre e própria escolha"


"Doar a si mesma com esse amor, tornar-se inteiramente de um outro, para poder possuir esse outro: eus o desejo mais profundo do coração feminino. E nisso se resume completamente a orientação para a pessoa, característica especificamente da mulher"


"O espírito - isto é, não somente o intelecto, mas também o coração - por ocupar-se continuamente com Deus, está com Ele familiarizado; conhece-O e ama-O. Esse conhecimento e amor fazem parte de seu ser, como o relacionamento de duas pessoas que convivem há longo tempo intimamente familiarizadas. Tais pessoas não precisam mais de informações sobre a outra pessoa para se conhecerem mutuamente e convencerem-se de sua amabilidade. Quase não precisam trocar palavras. Cada nova convivência, no entanto, traz para elas novo despertar e um crescimento mais profundo de alguns traços novos. Mas isto acontece automaticamente, não precisando de maior esforço. Assim também é a convivência de uma alma com Deus, depois de longo exercício na vida espiritual. Ela não precisa mais meditar, para conhecer a Deus e aprender a amá-Lo. O caminho já está atrás dela, pois ela repousa nEle. Assim que ela começa a orar, está em Deus e permanece, pela entrega amorosa, em sua presença. O silêncio da mesma Lhe a grada mais do que muitas palavras"