quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Santa Clara de Montefalco, religiosa





















Também conhecida como Clara da Cruz, nasceu no ano de 1275 e morreu em 1308. Pertencia a rigorosíssima ordem das Irmãs Agostinianas. Teve uma vida de penitências e morreu muito jovem. Depois de sua morte, seu coração, extraído do corpo e que as Irmãs embalsamaram de maneira primitiva, apresentava a figura de Cristo crucificado, o flagelo e os cinco estigmas, totalmente impressos no músculo do miocárdio, tal como, posteriormente, ocorreu com Santa Verônica Giuliani.
Uma santa italiana, Santa Clara de Montefalco, meditou muito sobre o mistério da Santíssima Trindade. Depois de sua morte achou-se no seu fígado três bolinhas iguais. Essas bolinhas tinham esse particular que cada uma delas pesava tanto quanto as três juntas. Que se pesasse uma, duas ou três, era sempre o mesmo peso. Uma imagem impressionante da Santíssima Trindade! Tome uma Pessoa divina: a natureza divina está toda nela. Tome duas Pessoas divinas: ela está toda nas duas. Tome todas as três, ela está toda nas três, mas tanto nas três quanto em uma só, como a bolinha que não pesava mais quando as três juntas ou quando uma só separada.
Isso vem do fato que, diz Sto Anselmo, acrescentar Deus a Deus nunca dá mais que um Deus, assim como somar a eternidade à eternidade nunca dá mais que uma eternidade, como juntar uma superfície a uma superfície sempre dá uma superfície. A concepção da natureza divina pede que ela seja una e indivisível; é assim impossível que ela seja multiplicada.
        O catecismo exprime essa verdade quando diz: O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; não são três deuses, mas um só Deus em três Pessoas.
       Seu corpo e seu coração incorruptos são venerados em Montefalco, Itália.
 



Santa Clara recebe os estígmas de Cristo

 
El cuerpo de Clara produc�a tal fragancia, que no pudieron enterrarla. Su cuerpo, despu�s de 700 a�os, nunca se ha descompuesto.