quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Catecismo sobre a santificação do Domingo, São João Maria Vianney

             "Vós trabalhais, trabalhais, porém, o que ganhais vos arruína a alma e o corpo. Se se perguntasse a esses que trabalham no Domingo: “Que é que acabais de fazer?”, eles poderiam responder: “Acabo de vender meu burro ao demônio, de crucificar Nosso Senhor e de renunciar ao meu batismo. Vou para o inferno… Terei que chorar toda uma eternidade por um nada…” Quando eu vejo uns que carregam no Domingo, penso que carregam a sua alma para o inferno.
      Oh! Como se ilude nos seus cálculos aquele que se afana no Domingo, com o pensamento de que vai ganhar mais dinheiro ou fazer mais trabalho! Acaso um pouco mais de dinheiro poderá compensar o dano que ele causa a si próprio, violando a lei de Deus? Vós imaginais que tudo depende do vosso trabalho; vem, porém, uma doença, um acidente… É preciso tão pouca coisa! Uma tempestade, uma chuva de granizo, uma geada. Deus tem tudo nas mãos; pode vingar-se como quiser; meios não lhe faltam. Não é sempre ele que é o mais forte? E não deve ele permanecer o senhor no fim?
      Havia uma vez uma mulher que viera procurar o seu vigário e lhe pedir licença para apanhar o seu feno no domingo. “Mas, diz-lhe o vigário, não é necessário; o vosso feno não corre risco algum”. A mulher insistiu, dizendo: “O Sr. quer então que eu deixe morrer a minha colheita?” Foi ela quem morreu à tarde mesmo… Ela estava mais em perigo do que a sua colheita…
Trabalhai, não para a comida que perece, mas para a que dura para a vida eterna (Jo 6, 27). Que vos rende o haverdes trabalhado no domingo? Deixais bem a terra tal qual é quando vos ides embora; não levais nada. Ah! Quando se está apegado à terra, não é bom ir-se dela!…
     O nosso primeiro fim é ir para Deus; só estamos na terra para isto.
     Meus irmãos, deveríamos morrer no Domingo e ressuscitar na segunda-feira.
     O domingo é o bem de Deus; é o dia DEle, o dia do Senhor. Ele fez todos os dias da semana; podia reservá-los todos para Si; deu-vos no entanto seis e reservou para Si apenas o sétimo. Com que direito tocais naquilo que vos não pertence? Sabeis que o bem roubado nunca aproveita. O dia que roubais ao Senhor tão pouco vos aproveitará. Conheço dois meios bem seguros de se ficar pobre: trabalhar no domingo e tomar o bem de outrem".