sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Santo Alexandre de Bérgamo, centurião da legião tebana

Ficheiro:St-Alexander-of-Bg-in-Cervignano-d'Adda.jpg

         Não se sabe muito sobre o nascimento e a juventude de Alexandre. Pode ter nascido em Roma no século III e foi certamente centurião do Exército, da Legião comandada por São Maurício. Em 286, a Legião foi removida do Egito para a Europa. O imperador Maximiano Hercúleo deu ordem para matar todos os soldados que, na volta, se convertessem ao cristianismo, ou aqueles que diziam não à ordem de matá-los.
       Muitos soldados foram martirizados em Agaunum (São Mauricio em Valais), na Suíça. Alexandre conseguiu fugir, mas foi capturado em Milão, e confirma sua vontade de não deixar a fé cristã. A tradição diz que, na primeira sentença, o carrasco assustou-se com tamanho de Alexandre, até que os braços dele não conseguiram executar a sentença.
      Alexandre fugiu novamente, ajudado por São Fidélio de Como, mas foi preso defintivamente e  degolado em Bérgamo em 26 de agosto de 303.
      No lugar onde foi martirizado, foi colocada uma coluna e a igreja perto, desde o momento do martírio, passou a ser dedicada a Alexandre.


Ficheiro:Bergamowww.jpg

Coluna onde Santo Alexandre foi morto em Bérgamo.



Catedral de Santo Alexandre em Bérgamo