sábado, 13 de agosto de 2011

Beata Gertrudes de Altenberg, abadessa


          Santa Gertrudes vem ao mundo no dia 29 de setembro de 1227, algumas semanas após a morte de seu pai (Luis), na cruzada. Sua mãe Elizabete, que desejou consagrar o resto da sua vida à oração e ao serviço dos pobres, respeita o voto de seu marido e confia Gertrudes a Altenberg. Elizabete morreu poucos anos após o nascimento de Gertrudes, a comunidade de Altenberg relembrava-se sempre das suas visitas , ao longo das quais, ela tinha costume de tricotar na companhia das irmãs.
         Com a idade de 8 anos, Gertrudes foi conduzida a Marburg para assistir à canonização de sua própria mãe, em maio de 1235. Altenberg possuia muitas casas filhas, entre elas uma mais célebre, que se distinguiu sobre tudo na propagação do culto à Santa Elizabete.
         Gertrudes recebeu toda sua educação a Altenberg e, vem a ser a terceira priora do monastério com a idade de 24 anos. Usufruindo-se da herança deixada pelos pais, ela constrói a igreja abacial do monastério no mesmo estilo gótico de Marburg. Gertrude igualmente edifica um hospital e um asilo para o pobres, seguindo o exemplo de sua mãe que havia provado seu amor por Cristo, colocando-se à disposição total dos pobres e doentes. Nos escritos da vida de Gertrudes conta-se que um dia cuidando dos doentes, ela teria declarado: "Como é bom poder servir ao Senhor!" Depois que o Papa Urbano IV renovou o chamado à cruzada, Gertrudes foi uma fervente advogada dessa causa. Com a ajuda de suas irmãs e de nobres damas, ele arrecadou uma soma necessária para pagar o equipamento das cruzadas.
         Outro fato importante da sua vida... A festa do Corpo e do Sangue de Cristo foi expandida para toda a Igreja por uma bula do Papa Urbano IV, em 1264. Essa nova festa encontrará uma viva resistência por parte de alguns, não sendo comemorada durante 50 anos em muitos lugares, mesmo nos arredores de Roma. Entretanto, Gertrudes já havia introduzido a mesma festividade em Altenberg, por volta de 1270, onde foi comemorada com grande solenidade.
        Gertrudes aparece como uma das primeiras superioras a introduzir essa festa eucarística. Ela dedicou-se durante toda a sua vida ao serviço dos pobres, e em particular dentro do hospital que havia construído no monastério. Ela tinha o dom de reconciliar as pessoas, para as quais, ela suplicava a graça divina numa vida de penitência e mortificação. Após um longo período de enfermidade, no dia 13 de agosto de 1297, Gertrudes nasce para os céus.
        No momento da sua morte ela estava com 69 anos. Ela havia governado sua comunidade durante 50 anos. Gertrude foi sepultada dentro da igreja conventual de Altenberg. O Papa Clemente V concedeu indulgências no dia de sua morte e, autorizou a sua veneração em 1311 (no entanto, a autenticidade dessa bula foi constatada somente por alguns).
         Seu culto ao título de "Bem-Aventurada" foi definitivamente confirmado pelo Papa Bento XIII, no dia 22 de janeiro de 1728. As diaconisas luteranas que habitam atualmente no monastério de Altenberg, preservaram até hoje uma profunda veneração pela Bem-aventurada Gertrudes.



Abadia de Altenberg