quarta-feira, 4 de abril de 2012

São Tígrio, bispo

       

         Segundo narra a lenda, Tígrio nasceu na Irlanda, provavelmente no final do século V ou no início do século VI. O pai dele era um general famoso e a mãe era filha de um Rei irlandês.
         Tígrio, que foi batizado pelo Bispo de Kildare e era afilhado de Santa Brígida da Irlanda, estava destinado a um começo prometedor. Porém, um infortúnio interrompeu a sua infância quando uns piratas o levaram para Inglaterra e o venderam como escravo ao Rei. No entanto, o Rei ficou impressionado com a bondade de Tígrio e enviou-o para o Mosteiro de Rosnat, na Escócia, onde o rapaz se sentiu em casa.
          A sua experiência tinha-lhe ensinado que os prazeres mundanos era só temporários, pelo que se entregou com gosto a uma vida de oração e trabalho incessante para Deus.
Regresso à Irlanda – Alguns anos mais tarde, Tígrio regressou à Irlanda, onde o homem humilde que tinha renunciado à ambição mundana teve que enfrentar uma outra dificuldade.
          Contra a sua vontade, Tígrio foi nomeado Bispo e foi-lhe oferecida a diocese de Cloghet. Inicialmente, ele recusou o cargo e fundou a Abadia de Clones, onde viveu e supervisionou como Bispo. Com o tempo, ambos os distritos ficaram sob a sua jurisdição.
Uma vida simples de consolo – Tígrio era um homem sem pretensões que ensinou os outros a servir Deus tal como ele fez, com um coração simples e puro. Já com idade avançada, a desgraça atacou novamente e ele perdeu a vista. No entanto, o santo não se desencorajou. passou os últimos dias da sua vida a rezar a Deus e a contemplar o seu Amor.