quinta-feira, 19 de abril de 2012

Beato Conrado de Ascoli, missionário

 
 
          Nasceu em Ascoli Piceno, da família Miliani, em 18 de Setembro de 1234. Junto com Jerónimo Masci, o futuro Nicolás IV, se fez religioso em Ascoli e estudou no Sacro convento de Assis e em Peruggia, onde obteve o título de doutor. Sempre em companhia de seu amigo Jerónimo Masci, ensinou logo nas escolas da Ordem em Roma, E quando Jerónimo foi feito Ministro geral da Ordem, Conrado obteve dele licença para ir como missionário a África.
          Percorreu evangelizando várias regiões de Líbia e foi o primeiro missionário e explorador de Cirenaica. Quando Nicolás III encarregou a Masci induzir o rei de França a desistir da guerra contra Espanha, indicou-lhe por companheiro a Conrado. Resulta felizmente a missão de paz, regressaram a Roma, onde Masci em 1278 foi nomeado cardeal.
           Conrado, depois de uma permanência de dois anos em Roma, foi enviado a París para ensinar teologia na Universidade de dita cidade, onde se mostrou como insigne mestre. Em 1288, Jerónimo Masci foi elevado ao trono pontifício com o nome de Nicolás IV, e chamou a seu lado a Conrado para aproveitar seus luminosos conselhos. Quando ouviu rumores de sua iminente elevação ao cardinalato, que se haviam difundido no ambiente parisino, ele respondeu no discurso de despedida numa praça pública exortando a todos a amar as virtudes cristãs, sobretudo a vida oculta.
           Extenuado pela longa viagem, a princípios de março chegou a Ascoli, onde foi recebido com grandes honras. Um mês depois adoeceu e predisse o dia e hora de sua morte. Quando se agravou o mal, recebeu com angelical fervor os últimos sacramentos, se fez colocar sobre o desnudo chão e adormeceu serenamente no Senhor. Era em 19 de abril de 1289. Tinha 55 anos. Nicolás IV sentei profundamente sua morte, e, confirmando que havia tido a intenção de o fazer cardeal, ordenou que se levantasse um solene mausoléu sobre sua tumba em São Lorenzo delle Piagge. Depois seus despojos mortais foram transportados à igreja de São Francisco (maio 28 de 1371).
         Entre as virtudes praticadas por Conrado, foi característica a da penitência: revestido de um áspero hábito, caminhava com os pés descalços, descansava somente umas poucas horas numa dura tábua, jejuava a pão e água quatro dos sete dias da semana. Como base de seu apostolado havia posto à devoção à Santíssima Trindade, graças a a qual obteve curas de toda classe y dos casos de ressurreição de mortos. Floresceram quando vivia ainda, muitas lendas sobre sua santidade. Se le rendeu culto popular desde tempo imemorial nas Marcas e nas diversas famílias da Ordem minorítica. Pío VI concedeu Oficio e Missa em sua honra em 30 de agosto de 1783.