segunda-feira, 16 de abril de 2012

Beato Arcanjo Canetoli, arcebispo

Arcángel Canetoli, Beato

          Arcángel nasceu em 1460 num mundo violento, cheio de assassinatos e rivalidades, que caracterizavam a Bolonha de seus dias. Seu próprio pai e irmãos foram assassinados quando ele era um infante. Em 29 de Setembro de 1484 vestiu o hábito dos Cônegos Regulares de Santa María de Reno, no convento do Santíssimo Salvador de Veneza, onde teve o encargo de acolher os peregrinos, chegando inclusive a dar as boas vindas a quem assassinou a seu pai e irmãos.
         Recebeu a ordenação sacerdotal e em 1498 é trasladado ao mosteiro de Santo Ambrósio perto de Gubbio. Passou os seguintes doze anos amadurecendo em sabedoria e santidade, o que notavam todos os que entravam em contacto com ele, em quem encontravam uma fonte inesgotável de esperança e valentia para os tempos difíceis. Um dos testemunhos disse que "sua santidade é como uma luz que brilha sempre e em todas partes, e o mais formoso e profundo é que aparece desde as sombras".
        A fama aumentou e Arcángel deixou o mosteiro de Santo Ambrósio para atender os que necessitavam. Ricos e pobres buscavam por igual seu guia e seu conselho. Não aceitou o cargo de Arcebispo de Florença, ainda que lhe tenha sido oferecido por mais do que uma vez. Morreu em Gubbio em 16 de Abril de 1513, com fama de ser o "apóstolo de la vecindad" O cardeal Próspero Lambertini, testemunha presencial da difusão de seu culto, e que logo chegara a ser Papa com o nome de Bento XIV, em 2 de Outubro de 1748 decretou oficialmente o título de "beato".