sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nossa Senhora Mãe da Misericórdia

          Não se sabe exatamente, como se iniciou o culto à imagem Milagrosa da Mãe da Misericórdia. Foi na metade do século XVI, que a imagem passou a ser conhecida como milagrosa.
         Mãe da Divina MisericórdiaEm Vilna, capital da Lituânia, nas muralhas que cercavam a cidade, havia uma imagem de Nossa Senhora pintada em madeira, acima da porta de entrada. Como a imagem sofresse pelas intempéries, os frades carmelitas construíram uma capela, para abrigar a imagem, isto contribuiu para que o culto à Mãe da Misericórdia crescesse, o povo passou a se reunir para cantar a Ladainha de Nossa Senhora.
         Em 1715, a capela foi incendiada, e milagrosamente a imagem foi a única que não sofreu nenhum dano. Como o culto crescesse demasiadamente, principalmente em função desse fato, o Governo russo, que dominava a Lituânia nessa época ficou incomodado, e em 1844 fechou o convento dos frades carmelitas.
         Acredita-se que o título de Mãe da Misericórdia tenha sido dado pela primeira vez à Maria, por Santo Odão, abade de Cluny.
         Ser chamada de Mãe da Misericórdia, é um dos maiores titulos de Maria, pois, a Misericórdia é uma virtude que se acha na vontade espiritual, é, segundo São Tomás de Aquino, própria dos seres bons e fortes, capazes realmente de prestar socorro. A misericórdia em Maria , é uma das maiores manifestações do poder e bondade de Deus. Ao olharmos para a Mãe Misericordiosa, vemos que Deus é bondade e amor, que faz com que Ele nos dê muitas vezes além do necessário, simplesmente porque nos ama.