sexta-feira, 29 de abril de 2011

Beato João Paulo II


              Quanta alegria ao contemplarmos este homem que Deus em sua infinita misericórdia suscitou à igreja de Jesus Cristo como o sucessor de São Pedro. Era o dia  16 de outubro de 1978. Foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia falar os segiuntes idiomas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto,  grego clássico e latim além do polonês, sua língua nativa. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1 340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados.




           Homem dos tempos atuais soube como ninguém dialogar com todos os mundos: ciência, cultura, arte, polítca, religião, economia, etc. Promoveu intensamente o diálogo ecumênico e inter-relgioso. Participou em eventos ecuménicos: foi o primeiro a pregar numa igreja luterana e numa mesquita, o primeiro a visitar o Muro das Lamentações, em Jerusalém.



            Adotou o nome de João Paulo II em homenagem ao seu antecessor e rapidamente colocou-se do lado da paz e da concórdia internacional, com intervenções freqüentes em defesa dos direitos humanos e das nações.
           Foi o Papa mais novo desde o Papa Pio IX porque foi eleito na época com 58 anos. No entanto, tornou-se o Papa cuja ação foi mais decisiva no século XX: as suas viagens ultrapassaram em número e extensão as de todos os antecessores juntos, reunindo sempre multidões; para muitos tinha o carisma do Papa João XXIII.
           É considerado pelo seu carisma e habilidade para lidar com os meios de comunicação social, o Papa mais popular da História.



           Ao todo foram 104 as visitas realizadas por João Paulo II pelo mundo quebrando o antigo costume dos papas não saírem do Vaticano ou de fazê-lo pouquíssimas vezes em circunstâncias especiais ou em ocasiões extraordinárias. Em todos os tempos foi o Papa que mais países visitou para levar a sua mensagem.
           Ao todo são 14 as Encíclicas escritas por João Paulo II ao longo do seu pontificado e diversos os pronunciamentos sobre todos os campos da atividade humana onde houvesse necessidade de se dar um critério ético ou moral de ação.
Dia/Mês/AnoNome (em latim)Nome (em português)Indicações
25/2 a 4/3 de 1979Redemptor hominis'O Rendentor do Homem'Revela as linhas-mestras do seu prontificado.
2 de Dezembro de 1979Dives in Misericordia'Rico em Misericórdia'Sobre Deus Pai, rico em misericórdia.
14 de Setembro de 1981Laborem exercens'Exercendo o trabalho'Sobre a dignificação do trabalho. Na comemoração do 90º aniversário da encíclica "Rerum Novarum" do Papa Leão XIII.
2 de Junho de 1985Slavorum Apostoli'Os Apóstolos dos Eslavos'Sobre os Santos Cirilo e Metódio, padroeiros dos Povos Eslavos.
30 de Maio de 1986Dominum et vivificantem'Senhor e dá a Vida'Sobre o Espírito Santo na vida da Igreja e do Mundo.
25 de Março de 1987Redemptoris Mater'A Mãe do Redentor'Sobre o culto mariano na vida da Igreja.
30 de Dezembro de 1987Sollicitudo Rei Socialis'A Solicitude pelas coisas sociais'Sobre a reafirmação do papel da Igreja nas questões sociais.
22 de Janeiro de 1991Redemptoris Missio'A Missão do Redentor'Sobre o mandato missionário de Cristo à Sua Igreja.
1 de Maio de 1991Centesimus Annus'O Centésimo Ano'Sobre a questão social: o trabalho, o capital e o ensino. No 100º aniversário da encíclica "Rerum Novarum".
5 de Outubro de 1993Veritates splendor' O esplendor da Verdade'Sobre os fundamentos da moral católica.
30 de Março de 1995Evangelium vitae'O Evangelho da Vida'Sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana.
30 de Maio de 1995Ut unum sint'Para que todos sejam um'Sobre o empenhamento ecuménico.
15 de Outubro de 1998Fides et Ratio'A Fé e a Razão'Sobre as relações entre a fé e a razão. Condena o ateísmo e a fé sem razão, e afirma a posição da filosofia e razão na religião.
17 de Abril de 2003Ecclesia de Eucharistia'A Igreja da Eucaristia'Sobre a Eucaristia na sua relação com a Igreja.




Exortações Apostólicas
Dia/Mês/AnoNomeIndicações
25 de Outubro de 1979Catechesi TradendaeSobre a Catequese do nosso tempo.
22 de Novembro de 1981Familiaris ConsortioSobre a função da família cristã no mundo de hoje.
29 de Março de 1984Redemptionis DonumDirigida aos religiosos e religiosas.
11 de Dezembro de 1984Reconciliatio et poenitentiaSobre a reconciliação e penitência na Igreja.
30 de Janeiro de 1989Christifideles laiciSobre a missão dos Leigos na Igreja.
15 de Agosto de 1989Redemptoris CustosSobre a missão de São José na vida da Igreja.
7 de Abril de 1992Pastores dabo vobisSobre a formação dos sacerdotes nas circunstâncias atuais.
15 de setembro de 1995Ecclesia in AfricaSobre a Igreja em África e sua missão Evangelizadora.
25 de Março de 1996Vita consecrataSobre a vida consagrada e a sua missão na Igreja e no Mundo.
10 de maio de 1997Uma nova esperança para o Líbano
22 de janeiro de 1999Ecclesia in AmericaDestinada a Igreja da América Latina.
6 de novembro de 1999Ecclesia in AsiaDestinada à Igreja da África.
2 de novembro de 2001Ecclesia in OceaniaSobre a Igreja na Oceânia.
28 de junho de 2003Ecclesia in EuropaSobre a Igreja na Europa.
16 de outubro de 2003Pastores GregisSobre o Bispo, servidor do Evangelho de Jesus Cristo para a Esperança do Mundo


            A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II e consiste numa reunião de dezenas de milhares de pessoas sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo.
           Para cada Jornada, o papa sugere um tema. Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows.

          Jornadas Mundiais da Juventude:

Jornada Mundial da Juventude em Roma


               O Pontifício Conselho para a Família (Pontificium Consilium pro Familia) foi instituido pelo  Papa João Paulo II, com  Motu Próprio Familia a Deo Instituta em 1981, substituindo o Comitê para a Família, que foi criado por Paulo VI, em 1973.
               O Conselho é responsável pela promoção do ministério pastoral e o apostolado da família, em aplicação dos ensinamentos e das orientações do magistério eclesiástico, de modo que as famílias cristãs sejam auxiliadas a cumprir a missão educativa e apostólica da qual são chamadas.
               Ajuda a promover o cuidado pastoral das famílias, favorece os seus direitos e a sua dignidade na Igreja e na sociedade civil, a fim de que possam desempenhar cada vez melhor as suas próprias funções.
              O Pontifício Conselho cuida do aprofundamento da doutrina sobre a família e da sua divulgação mediante uma catequese adequada: favorece de modo particular os estudos sobre a espiritualidade do matrimônio e da família.
              Preocupa-se por que, em pleno entendimento com os Bispos e os seus organismos, sejam exatamente conhecidas as condições humanas e sociais da instituição familiar nas diversas regiões, e, de igual modo, por que sejam divulgadas as iniciativas que ajudam a pastoral familiar.
              Esforça-se por que sejam reconhecidos e defendidos os direitos da família, também na vida social e política; e por isso sustém e coordena as iniciativas em defesa da vida humana desde a sua concepção até o seu ocaso natural, e em favor da procriação responsável.

 Encontro Mundial das Famílias

           Este discatério promove e organiza os encontros mundiais do Papa com as famílias, desde 1994, Ano Internacional da Família.


Encontro Mundial das Famílias, Estádio do Maracanã,  Rio de Janeiro



         O Papa João Paulo II visitou ao todo 129 paíes em todo o mundo durante seu pontificado:
  • 9 vezes visitou a Polônia;
  • 8 vezes visitou a França (incluinda uma visiota a Ilha Reunião, na África);
  • 7 vezes esteve nos Estados Unidos (incluindo duas paradas no Alasca);
  • 5  vezes esteve no México e Espanha;
  • 4 foram as visitas ao Brasil, Portugal e Suíça.