quinta-feira, 21 de abril de 2011

"A Eucaristia, nossa grande alegria"


          Jesus Cristo é o pão descido do céu. Nosso alimento e nossa força, é o pão vivo que dá sentido à nossa vida e nossa existência humana. Sem Cristo tornado nosso alimento não poderíamos perceber sua presença entre nós, pois ele mesmo garantiu que estaria conosco todos os dias até o final dos tempos.
          Como poderia isto ser possível? Eis a Eucaristia. Como poderíamos nutrir em nós a vida cristã se o Senhor se separasse de nós? Somente pela Eucaristia é possível sermos nutridos. Eucaristia é Cristo. Sem a Eucaristia não é possível o ser humano tornar-se discípulo de Jesus e ser sua testemunha no mundo.
          É garantia da escola da fé que nos alimenta pelo pão da Palavra e pelo pão da Vida. É memorial salvífico. A Eucaristia é a certeza da presença real de Jesus que continua a caminhar conosco a cada dia em nossa aventura humana até que chegue o dia em que o contemplaremos na eternidade.
          A Eucaristia é a nossa porta de entrada e de chegada para esta plenitude. Jesus é o nosso grande amigo de jornada para a casa do Pai. A cada eucaristia podemos dizer como o salmista: este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos. Sim, dia de alegria é dia de participar da Eucaristia. Ó Jesus não me deixe morrer sem a Eucaristia.