quinta-feira, 28 de abril de 2011

Esposas cristãs e santas

Santa Gianna Beretta Molla



           Gianna Beretta Molla nasceu em Magenta aos  04 de outubro de 1922 e faleceu em Milão no dia 28 de abril de 1962,  foi uma médica italiana, casada e mãe de família com quatro filhos, proclamada beata pela igreja.
           Foi membro atuante da Ação Católica desde a adolescência. Formou-se com louvor em medicina e especializando-se em pediatria, por seu grande amor às crianças e às mães, pois pretendia unir-se ao seu irmão, Padre Alberto, médico e missionário no Brasil, que havia fundado um hospital na cidade de Grajaú, no estado do Maranhão, mas foi desaconselhada por seu Bispo.
          Logo após, no ano de 1954, conheceu o engenheiro Pietro Molla e sentiu o chamado à vocação do matrimônio. Noivaram em 11 de abril de 1955 e casaram-se no dia 24 de setembro do mesmo ano, tendo a cerimônia sido presidida por seu outro irmão, Padre Giuseppe. Durante o noivado escreveu ao seu noivo: “Quero formar uma família verdadeiramente cristã; um pequeno cenáculo onde o Senhor reine nos nossos corações, ilumine as nossas decisões, guie os nossos programas”.
         Das gravidezes, fruto do seu Matrimônio, quatro crianças nasceram: Pierluigi, Maria Zita, Laura e Gianna Emanuela. Na última gestação, aos 39 anos, descobriu que tinha um fibroma no útero. Três opções lhe foram apresentadas naquele momento: retirar o útero doente, o que ocasionaria a morte da criança, abortar o feto, ou, a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia de risco e preservar a gravidez. Não hesitou! Disse: “Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz!” Submeteu-se à cirurgia no dia 6 de setembro de 1961.
         Deu entrada, para o parto, no hospital de Monza, na sexta-feira da Semana Santa de 1962. No dia seguinte, 21 de abril de 1962, nasceu Gianna Emanuela, a quem teve por breves instantes em seus braços. Sempre afirmou: “Entre a minha vida e a do meu filho salvem a criança!”. Faleceu no dia 28 de abril de 1962, em casa. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1994 e canonizado pelo mesmo papa em  16 de maio de 2004. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 28 de abril.


Beata Elisabete Canori Mora



          Nasceu em Roma  em 21 de novembro de 1774, estudou com as Irmãs Agostinianas em Cássia, onde ela nutriu uma profunda espiritualidade e busca do silênicio. Depois que voltou a Roma pensou de maneira madura sobre sua vocação: o matrimônio. Casou-se com um homem que foi infiel no matrimônio, mas ela uma esposa fiel e paciente conseguiu levá-lo para um bom caminho. Ela foi mãe de quatro filhos, sendo que dois morreram logo após o nascimento.  Em 1807, Elisabete tornou-se membro da Terceira Ordem Trinitária. Faleceu em Roma aos 5 de fevereiro de 1825. Seu corpo está enterrado na Igreja dos Trinitários, em Roma. Após sua morte seu marido tornou-se frade franciscano conventual. Sua festa é celebrada em 5 de fevereiro.