quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nascimento da Fraternidade São Gilberto

Nascimento da Fraternidade São Gilberto


1-Introdução

            No ano de 1986 quando o então vocacionado Carlos Aparecido Marchesani, aos 19 anos de idade, na busca de realizar o chamado à vida religiosa encontra na Enciclopédia Britânica poucas linhas sobre um santo e sua ordem religiosa: São Gilberto de Sempringham e a Ordem de Sempringham. Isto permanece em seu coração de tal forma que não lhe sai o fato de que a ordem de São Gilberto fora extinta da Igreja desde 1538.
            Logo em seguida torna clara ao vocacionado uma visão que tivera em sua infância quando no seu quarto, durante a madrugada, impedido de dormir, sentiu-se como estivesse flutuando, de tão leve e ao mesmo tempo tão pesado como ferro, viu através da janela vir a figura de um homem vestido de branco e com barba, em sua direção apenas o fitando nos olhos sem dizer uma palavra sequer. A visão demorou alguns segundos e desapareceu.
            Quando Carlos contemplou a figura de São Gilberto voltou como que no passadomuito esquecido, a visão que tivera e compreendeu que aquele que vira um dia na infância era o próprio São Gilberto.
            Depois de ordenado padre, numa peregrinação ao Santuário de Santiago de Compostela, pediu a São Tiago um sinal sobre os seus sonhos de refundar a Ordem de São Gilberto, a quem ouviu claramente em seu coração: logo darás início a uma nova comunidade religiosa, fala com seu bispo.
            Em 2002, compartilhando o sonho com o então seminarista em experiência pastoral por um ano, Alex Sandro Frabi, começa a realizar-se a refundação da Ordem de Sempringham com um nome novo e uma nova missão.


2- Os primeiros passos

            Com a aprovação “ad experimentum” do então bispo diocesano de Jundiaí, Dom Amaury Castanho, no ano de 2003, no dia 02 de fevereiro dá se início à comunidade com o nome de Fraternidade São Gilberto, com a entrada, além do Alex, de outros dois jovens para o noviciado: Lupércio Batista Martins e Adriano Lacerda Rolim de Souza.
            Nas dificuldades, dá se início no século XXI uma nova maneira de ser de uma comunidade medieval nascida na Inglaterra, com algumas características próprias, fazendo uma ligação do carisma original respondendo aos tempos atuais.


3- Espiritualidade, carisma e missão de Fraternidade São Gilberto

            A espiritualidade da Fraternidade São Gilberto é eucarística, pois nasce do ato do Lava-pés de Jesus como sinal de sua entrega pela humanidade: tanto na Eucaristia quanto no ministério. A Eucaristia é o centro da vida gilbertina, que conduz a uma dinâmica contemplativa e o exercício do lava-pés na dinâmica ativa da vida religiosa.
            O Lava-pés é compreendido como sinal de amor, serviço e reconciliação. através da compreensão do mistério eucarístico e do comprometimento evangélico é possível compreender a dimensão da cruz como participação na missão de Jesus: sua caridade em favor de nossa salvação. Por isso o lema de Fraternidade São Gilberto: “Caritas Christi urget nos (2 Cor. 5,14). É nessa íntima relação que se solidifica a espiritualidade da Fraternidade e impulsiona sua missão: o resgate da dignidade da pessoa humana.
            Outrora os gilbertinos cuidavam de igrejas, hospitais, educação e serviços de acolhimento aos pobres. A atualização do carisma e missão da Fraternidade corresponde na mesma esfera, percebendo os sinais dos tempos e respondendo a eles.
            A missão principal da Fraternidade São Gilberto é o resgate da dignidade da pessoa humana dentro do sistema de exclusão social e da utopia da vida humana sem a presença de Deus. Assim, nossa missão visa devolver a vida e a dignidade para:
- pessoas com depressão, stress, síndrome do pânico, ansiedade, desejo de suicídio, na linha do acompanhamento psicológico-terapêutico-espiritual para uma busca de uma nova e boa qualidade de vida;
- aconselhamento e acompanhamento às pessoas na dimensão pessoal, familiar e conjugal, resgatando os valores pessoais e levando a pessoa a um crescimento de sua personalidade, libertando-a assim, das mazelas da sociedade atual;
- recuperação da dignidade humana na linha terapêutica e pessoal de pessoas escravizadas pelas dependências químicas, como busca de compensação de suas carências e frustrações não trabalhadas: o resgate de toda a sua história de vida;
- acompanhamento espiritual e psicológico com as vítimas da sociedade de consumo que não valoriza a vida e são conduzidas à morte pelas situações de aborto, e toda violência sexual: reconduzir a pessoa à sua dignidade de vida e de pessoa amada por Deus em sua infinita misericórdia;
- ajuda na formação dos jovens, casais da sua sexualidade dentro do projeto de Deus com orientações sobre sexualidade, planejamento familiar, abertura à vida e defesa da vida humana em toda a sua dinâmica;
- centros de formação humana e de espiritualidade para ajudar o ser humano de hoje a responder sua vocação segundo o projeto de Deus.
            Para que tudo isso possa ser posto em prática, os membros da Fraternidade São Gilberto haverão de se especializar em psicologia, moral, assistência social, moral sexual, espiritualidade e pastoral familiar. Tanto os religiosos não ordenados quanto os ordenados serão formados nesta linha para a ação social própria da Fraternidade São Gilberto.