sexta-feira, 2 de novembro de 2012

São Vitório de Pettau, bispo e mártir

           
SvViktorinPtujski.jpg

           Nascido provavelmente na Grécia, nos confins do Império Romano ou em Poetovio, que tinha uma população bastante heterogênea em função de sua característica militar. Vitório falava grego melhor que latim, o que explicaria por que, na opinião de  São Jerônimo, seus trabalhos escritos em latim serem mais importantes pelo conteúdo que pelo estilo em  De Viris Illustribus, capítulo 74. Ele foi o primeiro teólogo a usar latim em sua exegese e um dos primeiros padres da Igreja a condenar os pré-milenaristas.
            Suas obras foram listadas entre os livros apócrifos no decreto - posteriormente atribuído ao Papa GelásioI - que os excluiu e  anatemizou juntamente com o de muitos padres do cristianismo primitivo mais antigo, o Decretum Gelasianum. Isso significa dizer que suas obras não estão livres de erros. Na linha oposta, São Jerônimo o honra colocando-o numa lista de diversos outros escritores veneráveis. Ainda segundo ele, Vitório compôs comentários sobre vários livros da Bíblia, além de tratados combatendo as heresias de seu tempo.
            Todos os seus trabalhos desapareceram, exceto seu comentário sobre o Apocalipse e um pequeno tratado sobre "A construção do mundo" (De fabrica mundi). Muitos estudiosos concordam que estes textos são realmente autênticas obras dele.