quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Beato Vicente Grossi,sacerdote e fundador

 
 
Vicente Grossi era pároco, fundador das Filhas do Oratório, beatificado por Paulo VI, em 1975, no dia de Todos os Santos. Nasceu em 9-3-1845 em Pizzighettone (diocese de Cremona, na Itália), como o penúltimo filho entre sete. Em 4-11-1864 entrou no seminário diocesano de Cremona, depois de ter realizado os estudos, que hoje chamaríamos de 1º e 2º graus, junto com a sua família. Foi ordenado sacerdote em 22-5-1869, tendo feito um curso de 5 anos e meio de seminário maior, conforme costume da época. Como sacerdote, foi designado para as reitorias de algumas igrejas nos quatro seguintes. Reitoria de igrejas era o cuidado pastoral de igrejas abertas ao público, mas não eram paróquias. Em 1873 foi nomeado pároco de Regona.
Vicente havia crescido numa família modesta, filho do povo e amante da sua condição e de todos os que a partilhavam. Para ajudá-los deu início, na paróquia de Regona, a uma nova congregação religiosa, a das Filhas do Oratório, despretensiosa obra que agrupava algumas moças desejosas de ajudar aos mais necessitados. Dez anos depois de ter sido empossado nessa paróquia, foi transferido, em 1883, para a paróquia de Vicobellignano, onde permaneceu até a data de sua morte, ocorrida em 7-11-1917.
A sua modesta e despretensiosa congregação sobreviveu à sua morte e em 1983 contava com 59 casas e 455 religiosas. Apesar dessa aparentemente modesta vida de obras, Pe. Vicente Grossi representa todo um exército de humildes sacerdotes dedicados à cura de almas, sem maiores pretensões do que se santificarem, santificando as pessoas a eles confiadas.