sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Beato Pio Campidelli, religioso

           

            O beato Pio de São Luís, nascido Pio Campidelli, nasceu a 29 de Abril de 1868 em Trebbio, Diocese de Rimini, na Itália, filho de agricultores.
            Tendo conhecido os Passionistas através de uma missão popular, em 27 de Maio de 1882, vestiu o hábito da Congregação da Paixão a 30 de Abril de 1884 e fez a sua profissão religiosa no Noviciado de Santa Maria Casale. Abraçada com fervor a austera vida Passionista, distinguiu-se pela sua devoção eucarística e mariana, por uma autêntica caridade fraterna e por um grande empenho no estudo.
             Imitador de São Luís Gonzaga e de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, nos seus sete anos de vida religiosa, foi para todos, na comunidade e fora dela, um modelo ímpar de observância regular e de alegre fidelidade na prática heróica das virtudes.
            Recebidas as quatro ordens menores, quando se preparava para o subdiaconado, afetado por uma doença grave, expirou, como que em êxtase, em 2 de Novembro de 1889, no retiro de Casale, oferecendo a sua jovem existência em sacrifício pela Igreja, pelo Sumo Pontífice e pela sua querida România.
            O Papa Beato João Paulo II beatificou-o a 17 de Novembro de 1985.