quarta-feira, 14 de novembro de 2012

São Lourenço O´Toole, abade e bispo

            

            Hoje é dia de São Lourenço O´ Toole, bispo. Nasceu em 1128 perto de Castledermont, em Kildare. Aos 25 anos de idade, foi eleito Abade de Glendalough. Em seguida, recusou a dignidade episcopal, alegando que os cânones exigiam a idade mínima de 30 anos para a eleição de um bispo.
             Em 1161, aceitou o episcopado e foi sagrado Arcebispo de Dublin. Iniciou a reforma do clero. Obrigou aos cônegos da catedral a seguirem a observância de uma regra. Participou do III Concílio Geral de Latrão, em Roma. Em 1179, o papa confirmou os direitos da sede episcopal de Dublin, acrescentando-lhe a jurisdição de cinco dioceses sufragâneas e designando Lourenço como seu legado na Irlanda.
              O rei Henrique II da Inglaterra, incomodado com a autoridade do bispo, conferida pelo papa, aproveita-se de uma de suas viagens episcopais, proibindo que reentrasse na Irlanda. Após alguns entendimentos, o rei volta atrás, nesta sua decisão, mas o bispo muito adoentado morreu a caminho, aos 14 de novembro de 1180.
               São Lourenço O´ Toole é modelo de bispo reformador, que lutou e sofreu pela libertação da Igreja, em face aos desmandos do poder temporal.




Relicário com o coração de São Lourenço