terça-feira, 6 de novembro de 2012

São Severo de Barcelona, bispo e mártir

          

            Segundo a lenda, ele nasceu em Barcelona de uma família nobre e recebeu uma boa educação.  Em um hino associado com o seu ofício , afirma-se explicitamente que ele era um cidadão de Barcelona.  Uma parte do lenda diz que ele era um tecelão humilde sobre cuja cabeça de uma pomba pousou.  As pessoas da cidade viram isso como um sinal e elegeu bispo.
             Ele foi escolhido bispo de Barcelona por volta do ano 290. Durante a perseguição de Diocleciano, Severo fugiu para Castrum Octavianum (São Cugat), onde ele encontrou um companheiro cristão, chamado Emeterius (em catalão : Sant Medir, Medi, em espanhol : San Medir, Medin), feijão de semeadura no campo.  Severo instruiu o homem que, se os soldados enviados para matá-lo perguntou o fazendeiro onde ele tinha ido, para dizer-lhes que ele tinha passado desta forma.
          Um milagre fez o feijão que estava cultivando germinar imediatamente após Severo esquerda. Quando os soldados vieram atrás de Emeterius e perguntou-lhe se ele tinha visto o bispo, Emeterius respondeu que ele tinha e que  estava semeando os campos.  Irritado com essa mentira e acreditando que Emeterius estava zombando deles, os soldados detiveram o homem e o levaram para Castrum Octavianum.
 Severo entretanto apareceu aos soldados, juntamente com quatro outros sacerdotes de Barcelona, ​​que fugiram com ele.  Os quatro sacerdotes foram açoitados e depois os matou com uma espada. Emeterius também sofreu este destino.  Severo foi espancado com um chicote em sua cabeça. Os soldados deixaram o bispo no chão. No entanto, ele não morreu e quando os cristãos de Barcelona souberam  que Severo ainda estava vivo, tentaram reanimá-lo.  No entanto, ele terminou nos braços de um deles.

Veneração


Altar com as relíquias de São Severo


             Algumas fontes afirmam que as relíquias de São Severo foram enterradas em São Cugat, onde uma igreja dedicada a ele foi construída.  Um mosteiro, que se encontra lá ainda hoje, foi construído ao lado da igreja. When that church was destroyed, Severus' relics were translated to the monastery. Quando a igreja foi destruída, as relíquias de São Severo foram trazidas para o mosteiro.
            No século XV, algumas das relíquias foram levadas para Barcelona, ​​para o qual foram atribuídos vários milagres, incluindo a cura Rei Martinho I de gangrena na perna.  São Pedro Nolasco e Fernando I, também foram consagrados ao seu culto. O barroco da igreja de São Severo, perto da Catedral de Barcelona, foi dedicado a ele.
          A ermida de São Medir, perto de São Cugat, é dedicada a Emeterius.  Um festival separado dedicado a Emeterius é celebrada na primeira semana de março.


São Severo com Santo Emérito