sexta-feira, 1 de março de 2013

São David de Gales, monge e bispo


           

           Também conhecido com David, o bretão. Nasceu em 542 em Menévia ( agora Saint David) em Wales. Filho da realeza de Wes. Filho do Rei Sant de Wales do Sul. Neto de Ceredig, Principe de Cardigan. Tio do Rei Arthur .
              Estudou sob a direção de São Paulino. Colaborou com as Santas Columba e Gildas e com São Finnigan. Missionário, notável pregador e fundador de vários monastérios. Ele fundou 12 monastérios de Croyland a Pembrokeshire, o último dos quais o Mosteiro de Mynynw, (Menevia)  no sul de Wales que tinha  regras muito duras baseadas nas regras dos monges egípcios.
            Após a sua notável contribuição ao Sínodo de Brevi em Cardiganshire ele foi escolhido o primaz da Igreja de Cambrian. Em seguida foi indicado Arcebispo de Caerleon em Usk.
             Diz a tradição que ao ser consagrado Arcebispo uma pomba desceu em seus ombros para mostrar que ele tinha a benção do Espírito Santo. Mudou a sede de sua Sé para Menévia. Presidiu o Sínodo de Brefi o qual condenou a heresia Pelagiana. Construiu a igreja de São José da Arimateia em Glastonbury.
           Após uma visão em seu monastério de Rhos Valley ele saiu com dois outros monges para Jerusalém para ajudar o Patriarca de Jerusalém. Enquanto ele pregava converteu vários pagãos e anti cristãos. A tradição diz que certa vez quando pregava a terra se ergueu no local onde ele estava para levanta-lo acima da multidão que ouvia, de modo que todos pudessem ouvi-lo melhor.
          Diz ainda à tradição que se o público não estava atento ou convencido ele simplesmente perdia a paciência e curava um cego, um paralítico ou um leproso, apenas com sua oração e benção para mostrar o poder de Jesus. Com isso converteu centenas.
            Faleceu de causas naturais em 601DC, em Mynyw, Wales. Foi canonizado pelo Papa Calisto II em 1120 DC. É o padroeiro dos pombos e de Wales ( Pais de Gales). É especialmente  venerado em  Pembrokeshire.
            Na arte litúrgica da Igreja ele é representado: 1) pregando em uma colina ou; 2) segurando sua catedral;, ou 3) como um homem de pé em um monte de terra com uma pomba nos ombros. 





Catedral de São Davi, Pembrokeshire, País de Gales