segunda-feira, 4 de março de 2013

Beato João Antônio Farina, bispo e fundador


       File:Giovanni Antonio Farina.jpg

        Giovanni Antonio Farina, nascido em Gambellara (Vicenza) em 11 de janeiro de 1803, foi educado desde a infância, ao estudo e à prática religiosa do tio, um padre. Inteligente e bem treinado em todas as disciplinas, foi contratado como professor de eloquência sagrada e do Seminário de Vicenza antes da consagração como sacerdote em  1827.
       Mais tarde, tornou-se padre, ainda mais claramente mostrou sua sensibilidade como educador nos compromissos assumidos ao serviço das instituições de ensino na cidade. Em particular, ele imediatamente guiou o seu trabalho pastoral e seu compromisso com o Evangelho, através da Congregação das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia, filhas dos Sagrados Corações, que ele fundou em 1836. Na educação, em particular sustentada e inovadora das meninas que eram surdas e cegas.
       O projeto educativo expandiu-se ao longo do tempo na Itália e em outras nações, encarnou em várias formas de trabalho de caridade, motivada pela necessidade da sociedade.
         Ele foi bispo de Treviso (1850-1818), em junho de 1860 quando foi transferido para a Sé de Vicenza participou do Concílio Vaticano I, onde ele estava entre os partidários da definição do dogma da infalibilidade papal. Em Vicenza permaneceu até 4 de março de 1888, o dia de sua morte.
          Em 4 de novembro de 2001 foi declarado beato pelo papa Beato João Paulo II.