segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Santo Edmundo, + 870

 

Santo Edmundo está mais vivo na memória do povo Inglês do que nos registros históricos. Mesmo porque os documentos trazem dados sobre o seu reinado e sua morte, entretanto sobre sua origem poucas são as informações. Sabe-se apenas que Edmundo era cristão, filho do rei Alkmund, da Saxônia, que, posteriormente, teria sido adotado pelo rei das regiões da Inglaterra oriental, a Estanglia.  
Quando completou 14 anos de idade, tornou-se o último rei daquele território. Era um tempo duríssimo para toda a Inglaterra, agredida, constantemente, pelos sanguinários bárbaros dinamarqueses que invadiam e saqueavam seus vilarejos. Em suas investidas, além de saquear os povoados, exigiam um valor para não destruírem os vilarejos. 
No ano de 869, a Dinamarca deflagrou uma grande invasão nos domínios do rei Edmundo. Para defender seu povo e o reino, ele reuniu seu pequeno exército e combateu os invasores, mais equipados e em maior número. Desse modo, ele acabou como prisioneiro.  
Os dinamarqueses ofereceram ao rei Edmundo a possibilidade de manter sua vida e a coroa caso renegasse a fé e se proclamasse vassalo. O rei rejeitou a proposta por duas vezes. Assim selou seu destino. Morreu traspassado pelas flechas dos bárbaros pagãos no dia 20 de novembro de 870.
O desaparecimento do rei Edmundo levou ao fim o reino da Estanglia. Mas a Inglaterra se fortaleceu sob seu nome, e o jovem rei morto tornou-se uma bandeira.
No final do século IX, as moedas cunhadas durante o seu reinado já eram chamadas "penny of Edmund". A sua veneração tornou-se o culto de maior devoção do povo inglês.
Foi canonizado e proclamado padroeiro da Inglaterra. As relíquias mortais de santo Edmundo foram sepultadas em Beadoricesworth, que hoje se chama Bury St. Edmund, na região de Cambridge.
Existe hoje uma congregação de sacerdotes ingleses chamados Padres de Santo Edmundo.


Catedral de Santo Edmundo, onde repousam suas relíquias na Inglaterra