quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo (Sermão 336, 1.6: PL 38 [edt. 1861], 1471-1472.1475), séc V

Edificação e consagração da casa de Deus em nós

        A solenidade que nos reúne é a dedicação de uma casa de oração. Realmente, esta é a casa de nossas orações; mas a casa de Deus somos nós. Se nós é que somos a casa de Deus, continuemos construindo neste mundo, para sermos consagrados no fim dos tempos. O edifício, ou melhor, a construção exige trabalho, mas a consagração realiza-se com alegria.
       O que acontecia aqui, enquanto esta casa estava sendo erguida, é o que acontece agora quando se reúnem os que crêem em Cristo. Com efeito, ao abraçarem a fé, foram como a madeira cortada na floresta e as pedras talhadas nos montes; ao serem catequizados,batizados e instruídos, foram lavrados, acertados e aplainados pelas mãos dos carpinteiros e construtores.
       Contudo, esses materiais não constroem a casa do Senhor senão quando são unidos pela caridade.Se estas madeiras e pedras não se encaixassem ordenadamente , não se entrelaçassem pacificamente e, por assim dizer, não se amassem mutuamente, ninguém poderia entrar aqui. Mas, quando vês em qualquer construção pedras e madeiras formando um todo bem ajustado, então podes entrar nela sem temer que desabe.
       Querendo, pois, o Cristo Senhor entrar e habitar em nós, dizia como se estivesse construindo: Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros (Jo 13,34). Disse: Eu vos dou um novo mandamento. Vós éreis velhos, deitados em vossas ruínas, sem condições de serdes uma casa para mim. Portanto, para vos levantardes da velhice de vossas ruínas , amai-vos uns aos outros.
      Considere vossa caridade que esta casa ainda está sendo construída no mundo inteiro, como foi predito e prometido. Depois do cativeiro, quando se edificava o Templo, dizia-se num salmo: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao senhor Deus, ó terra inteira (Sl 95,1). Ao canto novo do salmo corresponde o mandamento novo do Senhor. Que há, em verdade, num canto novo senão um amor novo? Cantar é próprio de quem ama! A voz deste cantor é a paixão de um amor sagrado.
      O que vemos aqui, materialmente, nas paredes, sucede espiritualmente em nosso intimo; e o que vemos realizado com perfeição na pedra e madeira, também se realize em vossos corpos, pela graça de Deus.
      Acima de tudo, portanto, demos graças ao Senhor nosso Deus, de quem procedem toda boa dádiva e todo dom perfeito, e louvemos sua bondade com toda a alegria do coração. Para que esta casa de oração fosse construída, ele iluminou o espírito dos fiéis, despertou-lhes o afeto, deu-lhes a sua ajuda, inspirou os que ainda não a queriam a querê-la. Levando a termo os esforços de sua boa vontade. E deste modo Deus, que realiza nos seus tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente (Fl 2,13), começou e concluiu tudo isso.