sexta-feira, 14 de outubro de 2011

São João Ogilvie, Mártir

        


         Nobre escocês natural de Drum, foi educado no calvinismo. Tendo conhecido em Louvain, na Bélgica, o Padre Comélio a Lapide, famoso exegela da Companhia de Jesus, foi por ele convertido à religião católi­ca. Tornou-se também jesuíta, foi ordenado sacerdote e retomou co­rajosamente a sua terra natal, para ali dar assistência aos católicos per­seguidos e postos fora da lei.  
De­pois de exercer, durante 18 meses, seu perigoso ministério, e ter con­seguido converter para a verdadeira Religião a muitos hereges, um trai­dor o denunciou ao arcebispo pro­testante de Glasgow, Aprisionado, sofreu torturas prolongadas: duran­te oito dias e nove noites, não pôde dormir, porque tinha o corpo conti­nuamente perfurado por agulhas e estiletes.
Foi afinal condenado à morte e enforcado, aos 36 anos de idade. Momentos antes de morrer, graças a uma armadilha verbal que montou para um pastor protestante que estava presente à execução, con­seguiu que este declarasse formal­mente que sua condenação era ex­clusivamente devida ao fato de ele ser católico. Essa declaração toma­va indubitável o martírio, e São João Ogilvie morreu satisfeito, dizendo: "Daria mais cem vidas, de boa von­tade, se as tivesse".