terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis, patrono da Itália

Saint Francis of Assisi

 
São Francisco recebe os estigmas



Patrono da ecologia



Basílica de São Francisco



túmulo de São Francisco


Filho de comerciantes, Francisco Bernardone nasceu em Assis, na Umbria, em 1182. Nasceu em berço de ouro, pois a família tinha posses suficientes para que levasse uma vida sem preocupações. Não seguiu a profissão do pai, embora este o desejasse. Alegre, jovial, simpático, era mais chegado às festas, ostentando um ar de príncipe que encantava.  
Mas mesmo dado às frivolidades dos eventos sociais, manteve em toda a juventude profunda solidariedade com os pobres. Proclamava jamais negar uma esmola, chegando a dar o próprio manto a um pedinte por não ter dinheiro no momento. Jamais se desviou da educação cristã que recebeu da mãe, mantendo-se casto.
Francisco logo percebeu não ser aquela a vida que almejava. Chegou a lutar numa guerra, mas o coração o chamava à religião. Um dia, despojou-se de todos os bens, até das roupas que usava no momento, entregando-as ao pai revoltado. Passou a dedicar-se aos doentes e aos pobres. Tinha vinte e cinco anos e seu gesto marcou o cristianismo. Foi considerado pelo papa Pio XI o maior imitador de Cristo em sua época.
A partir daí viveu na mais completa miséria, arregimentando cada vez mais seguidores. Fundou a Primeira Ordem, os conhecidos frades franciscanos, em 1209, fixando residência com seus jovens companheiros numa casa pobre e abandonada. Pregava a humildade total e absoluta e o amor aos pássaros e à natureza. Escreveu poemas lindíssimos homenageando-a, ao mesmo tempo que acolhia, sem piscar, todos os doentes e aflitos que o procuravam. Certa vez, ele rezava no monte Alverne com tanta fé que em seu corpo manifestaram-se as chagas de Cristo.
Achando-se indigno, escondeu sempre as marcas sagradas, que só foram descobertas após a sua morte. Hoje, seu exemplo muito frutificou. Fundador de diversas ordens, seus seguidores ainda são respeitados e imitados.
Franciscanos, capuchinhos, conventuais, terceiros e outros são sempre recebidos com carinho e afeto pelo povo de qualquer parte do mundo.
Morreu em 4 de outubro de 1226, com quarenta e quatro anos. Dois anos depois, o papa Gregório IX o canonizou. São Francisco de Assis viveu na pobreza, mas sua obra é de uma riqueza jamais igualada para toda a Igreja Católica e para a humanidade.
O Pobrezinho de Assis, por sua vida tão exemplar na imitação de Cristo, foi declarado o santo padroeiro oficial da Itália. Numa terra tão profundamente católica como a Itália, não poderia ter sido outro o escolhido senão são Francisco de Assis, que é, sem dúvida, um dos santos mais amados por devotos do mundo inteiro.
Assim, nada mais adequado ter ele sido escolhido como o padroeiro do meio ambiente. Por isso que no dia de sua festa é comemorado o "Dia Universal da Anistia", o "Dia Mundial da Natureza" e o "Dia Mundial dos Animais".


A presença franciscana na Igreja e no mundo


Número de membros em 1993: (sabendo-se que não há dados exatos sobre todas as congregações e comunidades):


           Primeira ordem:
Ordem dos Frades Menores: 18.204
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos: 11.619
Ordem dos Frades Menores Conventuais: 4.329
Total = 34.152


Segunda Ordem:

Ordem de Santa Clara: 15.000
Ordem de Santa Clara Capuchinhas: 2.785
CCS: 462
Total: 18.152


Terceira Ordem Regular (TOR/OSF):
Terceira Ordem Regular:  850; TOR/Ordem São Francisco: Irmãos: 21 congregações (2.800 membros)
TOR/OSF Irmãs: 357 congregações (120.000 membros)
Total: 123.650 membros
Terceira Ordem Secular (OFS):
Ordem Franciscana Secular: 1.000.000; Juventude Franciscana : 7.000
Total: 1.000.000 membros
A Família Franciscana: 1.200.000 membros

Além desta Família Franciscana, inserida na Igreja Católica, há ainda franciscanos e franciscanas que pertencem a outras denominações cristãs:

Família Franciscana Anglicana:
1ª Ordem: 200 homens;

2ª Ordem: 30 mulheres e 20 clarissas;
                       3ª Ordem secular: 3.000 membros

Terceira Ordem Evangélica (sem dados exatos)

Franciscanos e Franciscanas em Institutos Seculares:
           Exemplo: "Missionários de Cristo Rei", fundado por Pe. Gemelli: em 25 países. "Companheiros de São Francisco" (sem dados exatos)
Inúmeras pessoas no mundo inteiro: cristãos ou não-cristãos que procuram seguir a Francisco ou Clara.