quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Beata Maria Teresa Fasce, religiosa

         

          Maria Teresa Fasce (Torriglia, Génova, 27 de dezembro de 1881 - Cassia, 18 de janeiro de 1947) pertenciam a uma família abastada, em Génova. Desde a mais tenra idade foi atraída pela santidade de Rita de Cassia, canonizada em 1900, e queria seguir seus passos até entrar no mosteiro agostiniano de Casio em 1906. Por alguns anos, ela foi mestre de noviços. Em 1920, os 39 anos de idade, as irmãs escolheram abadessa, uma posição para a qual ela foi reeleito continuamente até sua morte. Era a "mãe" não apenas para as freiras, mas também para aqueles que por uma razão ou outra iam ao mosteiro. Dedicou sua vida a gravar e difundir informações de culto a Santa Rita, cuja intercessão era sua vocação.
          Beata Teresa dedicou sua vida de cuidar e educar as meninas órfãs, a quem ela chamava “suas abelhinhas”. Sofrendo de diabetes, asma, e câncer, foi uma inspiração para sua comunidade.
          Sofreu, com integridade e espírito de fé. Ela morreu pacificamente em 18 de janeiro de 1947, aos 66 anos de idade. Seu corpo foi exumado 50 anos depois, praticamente intacto. Embora sua pele tenha sido envernizada em 1998, não houve qualquer tipo de reconstrução. A pele tinha uma aparência rosada e firme, e o corpo quase inalterado. Ela foi beatificada em 1997. Maria Teresa dedicou sua vida inteiramente a sua própria santificação e a dos outros.



Corpo da Beata Maria Teresa Fasce em Cássia, na Basílica de Santa Rita