segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

São Pedro de Jesus Maldonado, sacerdote e mártir

        

           Nasceu em Sacramento no dia 8 de junho de 1892. Tinha 17 anos quando ingressou no seminário de Chihuahua, no México. Por problemas no seminário e pela suspensão das aulas por causa dos conflitos políticos de 1914, abandonou os estudos por um certo tempo e decidiu a se dedicar a aprender música.
            Foi ordenado sacerdote em El Paso, no estado do Texas, Estados Unidos, em 1918. Desse momento se dedicou com muito entusiasmo à catequese das crianças, incremento notavelemente a adoração noturna e as associações marianas. Durante o endurecimento da perseguição religiosa dos anos 30 o trabalho do sacerdote se tornou muito difícil e perigoso. Em 1934, Padre Maldonado foi preso, maltratado e ameaçado pela polícia, foi desterrado para El Paso.
              Voltando continuou a exercer seu ministério sacerdotal em povoados e fazendas. Em meados de 1937 se apresentou em  sua casa um grupo de homens armados e prenderam o sacerdote. O obrigaram a caminhar descalço e foi levado até a prefeitura local onde o golpearam deixando-o inconsciente. Mais tarde foi levado ao hospital civil de Chihuahua onde morreu na madrugada do dia 11 de fevereiro.
              Foi beatificado no dia 22 de novembro de 1992 e canonizado em 21 de maio de 2000 pelo papa Beato João Paulo II.