quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

São Brinolfo de Angotsson, bispo

        



          Brinolfo era filho de uma nobre família sueca. Estudou em Paris e foi feito bispo em 1278 de Skara. Como bispo melhorou a formação dos sacerdotes, reafirmou o direito da Igreja no que diz respeito ao dízimo e aprovou em 1280 novas leis para sua diocese apoiando-se nos cânones do III Concílio de Latrão. Foi membro do Conselho Real e membro do Governo na tutela do jovem rei Birger Magnusson.
         Brinolfo é considerado o primeiro poeta da Suécia, que escreveu seus versos em latim. A ele se podem atribuir quatro hinos litúrgicos: ao bispo Eskil, a Helena de Skövde, a Sigfrido de Växsjö e uma coroa de espinhos de Cristo, da qula recebu do rei da Noruega uma relíquia de um espinho enquanto estudava em Paris.  
          O início do culto a São Brinolfo se remonta a Santa Brígida da Suécia, que teve em 1349 na catedral de Skara uma revelação sobre o santo. O Concílio de Constança, em 1417, recomendou sem medo a canonização de Brinolfo.
          Sua "Vida" foi publicada em 1492, no mesmo ano em que seus restos mortais foram transladados da Catedral com a aprovação do Papa Inocêncio VIII, porque nunca tinha sido proclamada sua canonização formalmente.