sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Beato Angelo Scarpetti, presbítero

               Irmão da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. Ele nasceu em Sansepolcro, na primeira metade do século XIII. Uma antiga tradição local diz que pertencia à família Scarpetti. Ângelo entrou para o mosteiro dos Eremitas de São João o Bom por volta de 1254.   Em 1256 o mosteiro passou para a nova Ordem dos Frades Eremitas de Santo Agostinho. Sobre ele se recordam alguns episódios milagrosos ocorridos ao longo de sua vida, incluindo a ressurreição de uma pessoa inocente condenado à morte. Provável mas não certa, a sua participação nas missões para desenvolver a Ordem, na Inglaterra. Os escritores Agostinianos e os estudiosos locais notaram, desde o século XVI, a profunda humildade, a caridade decidida, a imaculada pureza de espírito e de corpo, através do qual ele ganhou entre os seus concidadãos, a reputação como um homem agradável a Deus e cheio de dons sobrenaturais.
Ele morreu em 1306 em Sansepolcro. Em 1310, perto da igreja agostiniana, surgiu uma confraria dedicada à Virgem Maria e ao “glorioso irmão Ângelo”, em favor da qual os priores provinciais e o Prior geral da Ordem concederam privilégios. Quando os irmãos, em 1555, deixaram a primeira igreja e se mudaram para o actual trouxeram com eles o corpo do irmão Ângelo, e fixaram a 29 de Setembro a celebração da festa da translação do corpo. Esta festa foi suprimida em 1855. Em 1740 o corpo foi submetido a um reconhecimento canónico pelo bispo de Sansepolcro Mgr. Raymond Pecchioli. Em 1905 começou o processo sobre o culto a este servo de Deus, que terminou com a aprovação em 1922.
O seu corpo está guardado numa caixa de madeira entalhada, dourada e decorada com cenas da vida dos bem-aventurados sob o altar principal da igreja de Santo Agostinho em Sansepolcro. O Bem-aventurado está retratado num afresco (século XIV), agora em exposição no Museu Comunal em Sansepolcro e proveniente da antiga igreja de Santo Agostinho.
A última manifestação solene de culto tributado ao Beata Ângelo, aconteceu a 2 de Outubro de 1987, quando o caixão contendo o corpo foi levado em procissão pelas ruas que cercam a igreja de Santo Agostinho.