terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

São Melécio, patriarca

          

            São Melécio, patriarca de Antioquia (Melitene, início do séc. IV – Constantinopla, 381). Bispo de Sebastes (358), em 360 foi elevado à sede patriarcal de Antioquia da Síria, graças ao apoio recebido de Acácio, bispo de Cesaria, seguidor da doutrina arino-oeiana. No entanto, Melécio, que naquele tempo parecia se inclinar para o arianismo, desfez as expectativas dos arianos, combatendo-os energicamente.
            Exilado pelo imperador Constâncio II (360) por causa de sua profissão de fé nicena, e substituído por Euzóio, um amigo de Ario, voltou para Antioquia em 362. Naquele mesmo ano, os ortodoxos nicenos pressionados porque, por uma disposição de são Eustácio, não tinham sido reconhecidos os sucessivos bispos de Antioquia, consagraram irregularmente bispo de Antioquia o sacerdote Paulino.
             Exilado ainda por duas vezes pelo imperador do Oriente Valente (365-367; 371-378), favorável aos Omeos, e em conflito com Roma que, suspeitando-o de arianismo, apoiou Paulinho, soem 378 foi reconhecido pelo poder civil legítimo representante dos seguidores da ortodoxia nicena. Aceito por toda a Igreja do Oriente, em 381 presidiu o Concílio de Constantinopla (2º ecumênico), durante o qual faleceu.