terça-feira, 23 de outubro de 2012

Beato Arnoldo Rèche, religioso e mártir

         

           Júlio Nicolás Réche nasceu em uma família pobre de Landroff na região de Lorraine, na França. Abandona logo a escola para trabalhar para ajudar sua família. Sendo jovem é conhecido por seus companheiros de trabalho pela sua piedade e autodisciplina.
            Conhece os Irmãos Lassalsitas pela primeira vez por causa de suas aulas noturnas e pede para ingressar na congregação.
            Ele leciona durante quatorze anos em um pensionato na cidade de Reims. Apesar das exigências de um tempo totalmente dedicado ao ensino, começa a estudar e completa o seu curso de teologia, matemática, ciências e agricultura que ensina a pequenos grupos de alunos mais adiantados.
            Durante a guerra franco-prussiana de 1870, ele trabalha com os irmãos como enfermeiro para dar respostas às necessidades médicas e espirituais aos feridos dos dois lados. Por isso é condecorado com a cruz de bronze.
            A intensidade de sua vida de oração e seu amor pelas práticas de penitência decidem os seus superiores nomeá-lo como diretor do Noviciado de Thillois. Conquista o coração daqueles que estará encarregado pela sua atenção evidente por seu desempenho espiritual e profissional.
             Se fala de pequenos milagres de cura, bem como a sua surpreendente capacidade para discernir os pensamentos secretos.
             O irmão Arnoldo é conhecido pela sua grande devoção pela Paixão do Salvador e sua docilidade ao Espírito Santo, que o leva a observar que "fortifica o coração dos homens".
             Quando o noviciado se muda para um novo centro em Courlancy perto de Reims em 1885, o irmão Arnoldo contribui para dedicá-lo ao Sagrado Coração de Jesus. Ele falece com a idade de 52 anos de idade, com fama de santidade, apenas alguns meses depois de ter sido nomeado diretor do Sagrado Coração.